Hyundai Alcazar (Creta de 7 lugares) recebe elogios na Índia
Perto do lançamento no mercado indiano, SUV de 3 fileiras de assentos surpreende pelo conforto e desempenho
Desde o ano passado, já se sabia que a Hyundai indiana estava trabalhando em uma variante da arquitetura do nosso Creta, porém alongada para acomodar 7 passageiros. A novidade deve estrear por lá no final de abril com expectativa de preços partindo de 1.500.0 rúpias, ou cerca de R$ 113,4 mil.
Com a proximidade do lançamento, alguns veículos da Índia tiveram a oportunidade de andar em uma unidade de pré-série do modelo, que se chamará Alcazar. Um deles foi o Autocar India que, apesar do breve contato com um carro camuflado, já teceu elogios à novidade.
O que o Hyundai Alcazar tem?
A Hyundai ainda não divulgou todas as informações a respeito do novo Alcazar, mas alguns detalhes do “Creta de 7 lugares” já apareceram na internet. Já se sabe, por exemplo, que o SUV terá opções de seis ou sete lugares, podendo levar 2 ou 3 ocupantes na fileira do meio dependendo da configuração escolhida.
Na opção de seis lugares, a fileira central tem assentos individuais maiores e mais confortáveis, além de trazer um farto console central dotado de carregador sem fio para celulares. Outra informação que já apareceu é que o Hyundai Alcazar terá à disposição na Índia um motor 1.5 diesel de 115 cv ou um 2.0 a gasolina de 160 cv, ambos aspirados. O 1.4 turbo oferecido no Creta indiano não foi confirmado ainda. Em termos de câmbio, ele poderá ser manual ou automático convencional, sempre com 6 marchas.
O que os indianos acharam do Hyundai Alcazar?
Começando pelo visual, os indianos elogiaram as soluções que a Hyundai adotou no Alcazar. Segundo eles, o visual mais alongado com faróis e lanternas divididas casou melhor com o SUV de 7 lugares do que com o próprio Creta. A grade com elementos cromados também passou uma impressão mais premium.
Falando das diferenças do Alcazar para o Creta, o maior ganhou 150 mm de entre-eixos, indo a 2,76 m. As rodas de 17 polegadas do menor foram substituídas por peças de 18 polegadas no SUV de 7 lugares. Com isso, a novidade não aparenta ter sido esticada, pois o balanço traseiro, distância entre as rodas e o para-choque traseiro, permaneceu relativamente curto.
No entanto, por dentro, o Alcazar mostra a sua origem no Creta, enquanto o entre-eixos foi alongado, a largura não foi. Assim, o modelo mostra um incremento substancial de espaço interno, mas não para os ombros. Avaliado na versão de seis passageiros, o modelo se mostrou confortável para todos e a segunda fileira conta com ajustes o suficiente para encontrar a melhor configuração para todos.
O modelo em questão estava equipado com um motor 2.0 a gasolina e câmbio manual de 6 velocidades. Nessa configuração, os indianos afirmaram que o desempenho do carro surpreendeu, considerando seu tamanho maior. A entrega de potência se mostrou linear e o Alcazar pareceu mais rápido que o Creta com motor 1.4 turbo.
A transmissão também foi elogiada com engates curtos e precisos, mas a embreagem pareceu um tanto pesada para o gosto dos indianos. Em termos de estabilidade, foi dito que a suspensão está mais acertada para o conforto, mas a rigidez da carroceria e o entre-eixos longo passavam segurança na estrada, ao passo que ficava evidente o rolamento da carroceria nas mudanças de direção.
Na conclusão, o Autocar India afirmou que o Hyundai Alcazar será uma pedra no sapato dos rivais por lá, como o MG Hector e o Tata Safari, entregando boas doses de conforto e desempenho. No entanto, ainda é preciso aguardar o lançamento oficial para comparar os preços e as tabelas de equipamentos.