Honda também considerou deixar a Austrália
Com vendas em queda naquele mercado, marca considera algumas opções para enfrentar a falta de lucratividade
Depois de a General Motors anunciar o encerramento de sua operação na Austrália com a marca Holden, outra montadora que está com futuro incerto por lá é a Honda. Em 2019, a marca viu suas vendas caírem 15% naquele país na comparação com o ano anterior. O mercado australiano caiu cerca de 7% na comparação entre os dois períodos.
Segundo o site Car Advice, a Honda estaria efetuando uma série de reuniões com sua rede de distribuidores na Austrália para resolver a situação. Alguns destes encontros estariam sendo realizados individualmente com os concessionários, enquanto também existem assembléias gerais.
Inicialmente a Honda trabalhava com três opções para sanar sua situação no mercado australiano. A primeira delas era inclusive encerrar completamente sua operação na Austrália, fechando cerca de 106 lojas daquele país. No entanto, a marca já informou em comunicado que tal opção foi descartada.
A segunda opção é a de reduzir o número atual de concessionários na Austrália, enquanto a terceira é entregar a operação da marca Honda por lá nas mãos de um importador independente, o que encareceria os veículos por lá. Hoje, são oferecidos na Austrália os Honda Fit, City, Civic (sedã e hatch), Accord, HR-V, CR-V, a minivan Odyssey e o esportivo NSX. A marca deverá dar uma posição final sobre sua situação na Austrália até o fim de março.