Honda solta prévia do novo Civic hatch 2022
Menos esportivo, mas mais elegante, versão será apresentada nos EUA no dia 23 de junho
Quase dois meses após a Honda apresentar a 11ª geração do Civic sedã, a marca japonesa agora prepara a estreia da versão hatchback do modelo. Nesta quinta-feira, 10, a divisão norte-americana da montadora revelou uma imagem de teaser do veículo, que tem estreia prevista para o dia 23 deste mês.
Apesar do mistério, o novo Civic hatchback já tinha seu estilo revelado por imagens de patentes em 2020 e, como no caso do três volumes, não traz grandes novidades. Comparado à geração anterior, o modelo de cinco portas está menos ousado e esportivo, mas compensa com uma certa elegância.
As linhas dessa geração são bem mais clássicas e comedidas, cujo maior diferencial é a porção dianteira, alongada e com uma frente mais alta que de seu antecessor. A montagem abaixo revela pontos bastante nítidos dessa mudança de filosofia: a inclinação do para-brisa está menor e a traseira perdeu o spoiler traseiro no alto da tampa do porta-malas.
Comparado ao sedã, o Civic hatchback deve trazer poucas diferenças, mas uma delas é bastante significativa, a oferta da versão com câmbio manual de seis velocidades. Será também a primeira vez que a Honda fabricará essa versão nos EUA, que chegará às lojas ainda em 2021.
À espera do Civic Si e do Type R
O Civic hatch tem conseguido uma presença global até maior do que esperado. Antes um modelo mais voltado aos europeus, que tinham inclusive um modelo bem diferente em gerações mais antigas, o Honda agora expande seus domínios, inclusive sendo a única versão vendida no Japão após o fim do sedã no país há três anos.
A expectativa agora é pela apresentação das versões Si e Type R. Resta saber como a Honda fará a nova geração ganhar algum “tempero” diante de linhas tão sem sal.
Para nós brasileiros, o Civic hatch é um sonho ainda mais distante. A despeito de no passado, os hatches médios terem feito muito sucesso, atualmente esse segmento praticamente morreu, representado basicamente pelo Cruze Sport6.
Ver a 11ª geração do Civic em nosso país também pode ser uma tarefa difícil, visto que a Honda deverá no máximo importá-lo, focando no novo City como um substituto nacional e que contará pela primeira vez com uma versão hatch.