Honda prepara novo carro movido a hidrogênio
Conceito FCV previsto para ser lançado em 2016 tem alcance de 700 quilômetros
Pioneira na produção em série de automóveis movidos a células de hidrogênio, com o FCX Clarity, a Honda prepara avançaos nessa tecnologia, que é considerada a forma mais limpa de mobilidade. A montadora japonesa antecipou nesta segunda-feira (17) os primeiros detalhes do conceito FCV, que deve chegar às ruas em meados de 2016.
Nesse novo modelo a fabricante buscou ainda mais eficiência. Prova disso é o tanque de hidrogênio, que está 33% menor, enquanto o desempenho melhorou cerca de 60%. Segundo a Honda, o novo veículo poderá percorrer até 700 km sem precisar encher o tanque de hidrogênio, ante 380 km do FCX, e o tempo de abastecimento caiu para apenas três minutos, contra 5 minutos do modelo atual.
A Honda também quer converter o carro em gerador de energia para residências. Para isso, será preciso uma central de abastecimento portátil, que pode ser instalada, por exemplo, na garagem. É uma espécie de “no brake” com rodas.
Especial: Os carros que funcionam com combustíveis alternativos
Carros que utilizam hidrogênio como combustível na verdade são movidos por motores elétricos. A grande sacada desse tipo de veículo é que ele gera a própria energia, e de um modo bem complexo. Um reservatório especial combina hidrogênio com oxigênio, em um processo químico chamado eletrólise, que gera eletricidade para ser armazenada em uma bateria e "emissões" de água pura.
O protótipo do FCV será o destaque na Honda no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que recebe o público entre os dias 21 a 30 deste mês.