Honda lança terceira geração do Fit
Modelo totalmente reformulado será apresentado em novembro, no Salão de Tóquio. Carro chega ao Brasil em 2014
A linha atual do Fit nem é tão ultrapassada – o modelo foi lançado em 2008 - e a Honda já vai partir para a terceira geração de seu bem sucedido monovolume compacto. A montadora apresentou nesta sexta-feira (19), de surpresa, os primeiros detalhes e imagens do modelo totalmente reformulado que será apresentado ao público em novembro deste ano, sob os holofotes do Salão de Tóquio, no Japão.
Redesenhado seguindo o estilo do esportivo conceitual NSX, o novo Fit adota uma cara mais jovem e futurista, detalhes que estarão em todos os carros da Honda em breve.
A cabine, também totalmente revisada, faz o “tipo” minimalista, onde tudo é fácil de encontrar e manusear. São poucos botões no centro do painel e a maioria das funções de conforto e entretenimento ficam concentradas no monitor central. Já o cluster de instrumentos combina o velocímetro analógico no centro com telas digitais, onde aparecem informações de navegação, computador de bordo, conta-giros, entre outras.
O interior do Honda Fit também está mais espaçoso graças ao aumento em 5 centímetros na distância entre os eixos. A fabricante, contudo, ainda não divulgou quanto o porta-malas da nova geração comporta. Por outro lado, a marca afirma ter refeito toda a suspensão do carro, o que deixou o carro mais confortável e estável.
A Honda, porém, mexeu pouco nos motores, segundo as informações preliminares. A versão de entrada leva o motor 1.3 a gasolina de 100 cv e tem câmbio automático CVT. Na versão intermediária, que a marca japonesa chama de RS, o Fit vem com propulsor 1.5 i-VETC de 132 cv associado a transmissão manual de 6 marchas.
Fit híbrido roda até 36,4 km/l
A nova geração do Fit também vem com um interessante modelo híbrido de baixo consumo. Essa versão combina o motor 1.5 a gasolina a outro elétrico para gerar até 132 cv e 17,3 kgfm de torque máximo. Não só isso, esse modelo possui até câmbio semi-automático de dupla embreagem, o primeiro desenvolvido pela Honda. Com todo esse aparato mecânico, o modelo percorre até 36,4 km por litro de combustível.
Veja mais: De olho na liderança, Civic fica mais forte
Novo Fit no Brasil
O modelo não deve demorar a chegar no mercado brasileiro. A Honda, nesse quesito, costuma ser rápida no Brasil e raramente demora a trazer seus novos produtos para o Brasil – a única exceção foi o novo Civic, que atrasou devido ao tsunami no Japão em 2011. Portanto, o novo Fit deve chegar ao Brasil já em 2014 com produção nacional em Sumaré (SP), onde fica a linha de montagem brasileira da marca oriental. A divisão nacional da marca ainda não comenta sobre o lançamento do carro no País.
Veja mais: Os carros com a validade prestes a expirar
A exemplo do Fit que será vendido na Europa e EUA, a terceira geração no Brasil também deve mudar pouco do ponto de vista mecânico. O modelo dificilmente deverá abrir mão das atuais opções 1.4 e 1.5, que já contam com tecnologia flex.