Honda HR-V ou Nissan Kicks? Saiba qual é o melhor SUV compacto japonês
Colocamos Honda HR-V e Nissan Kicks lado a lado; confira os pontos onde cada um deles é melhor
Finalmente ele chegou às lojas. Depois de escoltar a Tocha Olímpica pelos quatro cantos do país e um verdadeiro bombardeio de peças publicitárias nos mais diferentes veículos, o Nissan Kicks estreou e já trouxe bons frutos para a marca japonesa.
Se em agosto ele figurou no ranking de vendas com uma discreta sétima posição, o Kicks mostrou que tem fôlego para escalar alguns lugares com a chegada das versões mais acessíveis, algo que deverá ocorrer por volta de março de 2017 quando ele começará a ser fabricado no Brasil.
Por enquanto oferecido somente na versão topo de linha, a SL de R$ 89.990, o Kicks tem concorrentes fortes na categoria e por isso o AUTOO resolveu colocá-lo lado a lado do líder Honda HR-V para ver do que o estreante é capaz. Vamos acompanhar essa batalha desses dois samurais.
1º round: preço
Tomando por base o preço do Nissan Kicks SL, o Honda entra no ringue com a versão EX, tabelada em R$ 93.000 e que não por acaso ficou um pouco mais recheada com a estreia da linha 2017.
No quesito preço e até mesmo o custo-benefício como um todo, o Kicks SL dá uma lavada no HR-V EX. O SUV compacto da Nissan sai de fábrica com revestimento interno de couro, traz central multimídia com navegador integrado, ar-condicionado automático digital e um prático sistema de monitoramento por câmeras que permite verificar tudo o que ocorre em 360º ao redor do carro. Isso sem falar no sistema de chave presencial com partida por botão, o painel de instrumentos com tela de 7” que permite visualizar uma série de informações sobre o veículo e a segurança do Controle Dinâmico de Chassi, que controla de perto os movimentos de inclinação da carroceria para evitar sustos.
O Honda HR-V EX, por sua vez, só recebeu de interessante o ar-condicionado digital na linha 2017. Fora isso, sua lista de itens de série é vergonhosa. Para um carro que passa dos R$ 90.000, é inadmissível o HR-V EX não contar sequer com revestimento interno de couro e central multimídia. Ao menos o Honda se redime ao contar com os controles de estabilidade e tração de série (também presentes no Kicks), o freio de mão com acionamento elétrico e o controlador de velocidade de cruzeiro, um item de conforto interessante e ausente no SUV compacto da Nissan. Ao menos o Kicks dá o troco ao contar com 6 airbags, enquanto o HR-V EX conta apenas com as duas bolsas frontais obrigatórias por lei.
Logo, fica claro que quando o assunto é preço e custo-benefício, o Nissan Kicks é imbatível. Uma bela vitória nesse quesito.
R$ 89.990 SUV compacto Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport estreia em 2016 1.6 16V, flex 114 cv a 5.600 rpm 15,5 kgfm a 4.000 rpm automático, CVT 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos 1.142 kg 432 litrosNissan Kicks SL 1.6 16V
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
2º round: estilo
Gosto, como já diz o ditado, cada um tem o seu, mas Honda HR-V e Nissan Kicks adotam posturas diferentes nessa área. Apesar de praticamente gêmeos nas dimensões, o HR-V é nitidamente um carro mais clean em relação ao Kicks, que abusa dos contornos e vincos pronunciados para dar uma ideia de maior robustez.
Com uma grade dianteira mais comedida e traços não tão carregados, o HR-V traz soluções bem interessantes como as maçanetas traseiras embutidas, que não criam nenhum conflito com as formas da lateral.
O HR-V é nitidamente um carro mais sóbrio, enquanto o Kicks, que inclusive pode receber a pintura laranja para o teto em conjunto com a carroceria na cor Cinza Grafite (o que eleva o preço do carro para R$ 93.840), é um modelo mais descolado. O Kicks pode até mesmo variar as cores do revestimento interno de couro, solução que o Honda sequer cogita.
Temos aqui um “empate técnico”, uma vez que os mais jovens de espírito, por assim dizer, tendem a gostar mais do Kicks. O Honda HR-V, por sua vez, acerta em cheio aqueles que procuram um carro que se destaque, mas sem chamar tanto a atenção.
3º round: uso diário
No quesito porta-malas, Nissan Kicks e Honda HR-V praticamente empatam e oferecem volume pouco acima dos 430 litros, número suficiente para as necessidades de uma família.
A grande sacada do Honda, contudo, vai para seu prático sistema de rebatimento de bancos, de fácil operação e que deixa a área traseira do veículo praticamente plana. No Kicks o encosto traseiro se rebate de uma forma convencional, não permitindo um aproveitamento tão bom quanto a bordo do Honda.
Outro ponto favorável ao HR-V diz respeito ao espaço para os passageiros no banco traseiro, que podem acomodar as pernas com muito mais conforto do que no Kicks. A sensação de espaço na cabine do Honda também é superior em relação ao notado no Kicks.
Irmão de projeto de um modelo extremamente bem resolvido como o Fit, não é a toa que encontramos no HR-V o habitáculo mais versátil e bem arquitetado entre os dois modelos. A superioridade do Honda nesse aspecto é indiscutível.
R$ 93.000 SUV compacto Nissan Kicks, Jeep Renegade, Ford EcoSport 50.780 1.8 16V, flex 140 cv (E) / 139 cv (G) a 6.300 rpm 17,4 kgfm (E) / 17,3 kgfm (G) a 4.000 rpm Automática, CVT 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos 1.270 kg 437 litrosHonda HR-V EX 1.8 16V
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
4º round: mecânica
Muita gente torceu o nariz quando soube do conjunto mecânico que a Nissan escolheu para o Kicks. “Pagar 90 mil em um carro com 114 cv não dá, né?”, foi um comentário de um leitor à época do lançamento. Mas quer saber de uma coisa, apesar do receio inicial, o Nissan Kicks é um modelo tão bem disposto na hora de acelerar quanto o Honda HR-V.
A grande vantagem do Kicks está no baixo peso. Na balança, ele registra 1.142 kg em ordem de marcha, o que lhe confere uma relação de 10 kg/cv, um número bom considerando sua proposta. O Honda HR-V, apesar dos 140 cv de seu 1.8 16V, pesa 1.276 kg, portanto uma relação de 9,1 kg/cv. Note que, mesmo com um deslocamento menor, cada cavalo gerado pelo motor do Kicks precisa dar conta de carregar quase o mesmo peso que o equivalente no Honda.
O HR-V é um modelo um pouco mais desenvolto nas acelerações e retomadas, deixando o Kicks ligeiramente para trás em alguns casos, porém, o Nissan rebate no consumo bem menor. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, quando encontram-se abastecidos com gasolina, o HR-V EX alcança parciais de 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, números que sobem para 11,4 km/l e 13,7 km/l, respectivamente, para o Nissan Kicks. Ambos contam com transmissões automáticas do tipo CVT (relações continuamente variáveis), sendo que o HR-V EX permite a troca de 7 marchas virtuais, enquanto o Kicks simula algumas passagens quando o recurso D-Step é ativado em rotações elevadas.
Pode não ser o conjunto mais vivaz do segmento, porém a combinação do motor 1.6 16V de 114 cv com o câmbio CVT no Kicks é de uma racionalidade cativante. Ele não te deixa na mão na maioria das situações e ainda é comedido quando o assunto é consumo. Por isso, o Kicks leva a melhor nesse quesito
Com a palavra, o juiz: Nissan Kicks leva a melhor!
Frutos da mesma escolha japonesa, onde prevalece a boa qualidade de fabricação, um projeto bem concebido e a reconhecida robustez mecânica, o Nissan Kicks leva a melhor na comparação com o HR-V por entregar praticamente o mesmo que o SUV da Honda, mas com um pacote de equipamentos e acabamento melhor, isso sem falar no preço e a quantidade de itens de série muito mais vasta no Nissan Kicks.
O Honda é um modelo com boas qualidades, em especial o aproveitamento do espaço interno, porém ele é caro demais pelo que entrega. Nesse ponto, o bom equilíbrio do Nissan Kicks, inclusive na parte mecânica, ajudam a colocá-lo a frente do rival.