Honda HR-V: do que os donos do SUV compacto mais reclamam na internet
Modelo tem uma série de qualidades, mas principais queixas estão relacionadas a folgas, ruídos e acabamento
O Honda HR-V foi lançado no mercado brasileiro em março de 2015, como modelo 2016. Desde então, conquistou rapidamente a preferência dos consumidores, tornando-se um dos SUVs compactos mais vendidos do país.
VEJA TAMBÉM:
• Honda HR-V cola no Jeep Renegade em novembro e fica próximo do top 5
• Nissan Kicks: do que os proprietários mais reclamam na internet
Desde seu lançamento, passou por algumas atualizações. Em 2022, a Honda apresentou a nova geração do HR-V.
A versão 2025 está disponível em várias versões, incluindo EX, EXL, Advance e Touring. Os preços começam a partir de R$ 154 mil, na versão EX, e chega nos R$ 201.500 na Touring.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Os proprietários do HR-V geralmente elogiam o conforto, a economia de combustível e a segurança do veículo.
Alguns usuários mencionaram que o espaço no porta-malas pode ser um pouco limitado para três passageiros adultos, mas no geral, o HR-V é considerado uma excelente escolha para famílias pequenas e consumidores que buscam um SUV compacto e eficiente.
O que pega no Honda HR-V
No entanto, há também quem reclame do SUV. Os principais problemas relatados pelos donos do Honda HR-V são:
- Acabamento: Com o tempo, as peças internas começam a fazer barulho devido às folgas.
- Suspensão: Alguns donos relatam problemas na suspensão, como ruídos e desconforto em pisos irregulares.
- Central multimídia: Há queixas sobre o funcionamento da central multimídia, que pode apresentar travamentos e lentidão.
Esses problemas, embora não afetem todos os proprietários, são pontos de atenção para quem está pensando em adquirir esse modelo.
Reclamações do Honda HR-V
Acabamento
A Honda é uma das fabricantes com melhor avaliação nesses sites. No entanto, as reclamações sobre folgas e ruídos no Honda HR-V são frequentes e podem ser atribuídas a diversos fatores, desde a qualidade dos materiais até a montagem do veículo.
Reclamação 1:
"Comprei meu HR-V há um ano e desde então tenho notado ruídos na suspensão dianteira, principalmente em pisos irregulares. Levei o carro na concessionária e eles me disseram que era normal, mas o barulho só aumenta. Já procurei outros donos de HR-V e muitos relatam o mesmo problema."
Reclamação 2:
"Tenho um HR-V 2018 e estou com problemas de folgas no painel. Ao passar por buracos, escuto um barulho chato vindo da parte superior do painel. Já levei na concessionária duas vezes, mas o problema não foi resolvido."
Reclamação 3:
"Meu HR-V faz barulho nas portas, principalmente quando passo por lombadas. Já tentei ajustar as portas, mas o problema persiste. Parece que a qualidade do acabamento não é das melhores.
A primeira reclamação ainda não foi respondida pela montadora. Já a segunda consta como “problema não resolvido” no site.
Para a terceira reclamação, a Honda informou que, conforme descrito no manual do proprietário, a montadora realiza a análise dos veículos por meio de sua rede de concessionárias autorizadas, onde é feito um diagnóstico do item reclamado, permitindo assim que a empresa se posicione em relação à manifestação registrada por aquele canal.
Suspensão
Ruído na suspensão: um problema comum? Embora seja um modelo popular e com muitos pontos positivos, essa questão tem incomodado alguns proprietários.
Um consumidor recorreu à plataforma para registrar uma reclamação sobre ruídos na suspensão do seu Honda HR-V Touring 2021 e questionou a certeza de que os amortecedores são a causa do problema. O usuário também mencionou divergências de informações entre a concessionária e a montadora.
Outro consumidor reclamou de um problema crônico na suspensão do seu HR-V 2023 e afirmou que a concessionária não foi capaz de resolver o problema. O proprietário também mencionou que a Honda não analisou com cuidado as reclamações do cliente. Na mesma reclamação, ele também relatou um defeito no banco do motorista.
Resposta da Honda: “Sobre a sua reclamação, após análise do caso, a concessionária foi devidamente orientada quanto ao seu atendimento, e procedimentos a serem realizados com relação à estrutura do banco de seu veículo, conforme informado em nosso contato telefônico em 06 de fevereiro de 2024 às 15:53 hs, onde reparo foi realizado em garantia em nossa rede de concessionária Honda por técnicos capacitados e treinados na fábrica.”
Réplica do consumidor: "Conforme explicado por telefone, o problema no banco foi solucionado, porém o barulho na suspensão continua. A concessionária desmontou a suspensão três vezes sem encontrar a causa e informou que a fábrica analisou o problema, concluindo que o ruído é “característico do veículo”. Surpreendentemente, essa análise foi feita apenas com base em fotos e um relatório, o que até deixou o consultor constrangido ao passar a informação."
"Decepção total com a concessionária e a fábrica, que demonstram falta de atenção diante da reincidência do problema, sem apresentar uma análise convincente. O barulho persiste e ninguém consegue solucionar. Quando pensar em Honda, talvez seja melhor considerar um carro chinês."
Central multimídia
A central multimídia é um componente cada vez mais importante nos carros modernos, e o Honda HR-V não é exceção. No entanto, assim como outros modelos, o HR-V também tem recebido algumas críticas em relação ao seu sistema.
Muitos proprietários reclamam que a interface da central multimídia é complexa e pouco intuitiva, dificultando o acesso às funções e configurações.
Outra queixa comum é a lentidão do sistema, com respostas lentas aos comandos e travamentos ocasionais. Além de que a conexão Bluetooth com smartphones costuma ser instável, com interrupções frequentes durante chamadas e reprodução de músicas.
Exemplos de comentários de consumidores: "A interface da central multimídia do meu HR-V é um labirinto! Levei semanas para descobrir como conectar meu celular via Bluetooth."
"A tela responde muito lentamente aos comandos, o que é irritante durante a condução."
"Os ícones são muito pequenos e parecidos, dificultando a identificação das funções."
"Pense bem, mas muito bem, antes de comprar um HR-V" era o título de uma reclamação que dizia: Adquiri um Honda HR-V 0 km, confiando na reputação da marca, mas logo após a primeira revisão (aos 10.000 km), comecei a enfrentar problemas elétricos e falhas na central multimídia e no marcador de combustível. Relatei os defeitos à concessionária, mas sempre me disseram que era assim mesmo e que não encontraram nenhum problema.
Hoje, os problemas pioraram. A central multimídia continua falhando, o microfone não é reconhecido durante as ligações e o marcador de combustível parou de funcionar corretamente.”