Honda HR-V 2019 ganha leves mudanças e perde versões

SUV compacto mais vendido do Brasil agora tem preços entre R$ 92,5 mil e R$ 108,5 mil. Versão Touring deve voltar em 2019
Honda HR-V 2019

Honda HR-V 2019 | Imagem: Divulgação

A Honda divulgou nesta terça-feira as primeiras informações sobre o HR-V 2019, SUV compacto mais vendido do país que recebeu sua primeira reestilização. As novidades são discretas e focadas em alterações pontuais na dianteira que ganha nova régua na entrada de ar, para-choque redesenhado e faróis de LEDs, em linha com o que se viu no exterior.

O modelo, segundo a marca, foi aprimorado com melhorias de isolamento acústico (sobretudo no EXL) e comportamento da suspensão que ganhou novos amortecedores além de recalibragem da transmissão CVT de 7 marchas, agora com trocas mais suaves - o motor 1.8 permanece inalterado. A Honda passa a oferecer central multimídia com conexão com Carplay e Android Auto para as versões EX e EXL além de novo painel de instrumentos para a última. A tomada HDMI do console foi substituída por mais uma entrada USB, mais útil.

A surpresa, no entanto, está na ausência das versões LX manual e Touring nesse momento. A primeira, na verdade, praticamente não tinha procura, mas a Touring representava uma boa parcela das vendas. Fato é que parte das novidades do HR-V 2019 roubou seu diferencial como as luzes de LEDs e quantidade de airbags, por exemplo. Por isso, ela deverá voltar num segundo momento e com itens inéditos - quem sabe o motor 1.5 do Civic Touring e que faria com que ela realmente justificasse esse nome.

Quanto aos preços, eles já estavam atualizados na linha 2018, portanto é como se a linha 2019 não tivesse recebido aumento, mas eles foram na prática de 1,6% (LX) a 2,8% no caso do EXL, que pulou de R$ 105,5 mil para R$ 108,5 mil.

Liderança ameaçada

Desde seu lançamento em 2015, o HR-V lidera o segmento de SUVS compactos, mas a diferença para os rivais reduziu-se demais em 2018. A ameaça, no entanto, não parece assustar a Honda que apenas corrigiu pequenas deficiências do modelo original. De fato, a situação é confortável afinal as vendas do HR-V se concentram nas versões mais caras, um sintoma de que o jipinho ainda goza de boa imagem em relação aos clientes - que pagam caro para tê-lo.

Veja os preços e versões:

HR-V LX: R$ 92.500
HR-V EX: R$ 98.700
HR-V EXL: R$ 108.500

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis