Honda Fit e outros 4 carros usados que valem menos que uma bicicleta Caloi
Lista tem exemplos de hatch, sedã, monovolume, picape e minivan, maioria com mais de 20 anos
Ter um carro usado completinho e barato é bom negócio ou dor de cabeça? Além da documentação estar em dia, é preciso pensar futuramente se determinada marca ou modelo vai exigir muita manutenção.
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Com foco nisso, resolvemos listar cinco velhinhos de diferentes segmentos e com mais de 20 anos que são reconhecidos por serem inquebráveis. O melhor é o preço que você pode pagar por cada um deles; o mesmo de uma bicicleta Caloi Elite Carbon Fs Sport 2025, que custa R$ 24 mil. Confira abaixo.
1- Toyota Corolla
Imagem: Divulgação
O Toyota Corolla começou a ser importado para o Brasil a partir de 1992, inicialmente na versão LE 1.8 16V de 115 cv de potência, mas, em 1994, veio a mais simples DX com motor 1.6 16V e 106 cv.
Esteticamente, a diferença ficava por conta da seção entre as lanternas traseiras na cor cinza, calotas e a ausência de ABS e controlador de velocidade de cruzeiro, chamado erroneamente de piloto automático. Outra novidade para 1994 era a interessante carroceria Wagon que vinha só com a opção do motor mais potente da linha.
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Se preferir o nacional, a partir de 1998, a Honda passou a montá-lo em sua unidade em Indaiatuba. Mais moderno e maior, o Corolla ficava mais interessante para rivalizar com o Honda Civic.
Considerando estas primeiras gerações vendidas no Brasil, os preços médios batem a casa dos R$ 23 mil e são ótimas opções de sedã confortável e com baixo consumo de combustível, na faixa de 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, em média, conformeo Inmetro.
2- Fiat Strada
Imagem: Divulgação
Quer uma picape boa e confiável por menos de R$ 25 mil? Então, a Fiat Strada é a escolha certa para você. Ela começou a ser vendida em nosso mercado a partir de 1998, substituindo a Fiorino, baseada no Uno. Chegou em três versões: Working, com motor Fiasa 1.5 de 76 cv; Trekking nas opções 1.6 8V e 92 cv e LX, só 1.6 16V de 106 cv.
Principal rival da Volkswagen Saveiro, a Fiat Strada é superior na capacidade da caçamba. São 1.100 litros contra 860 l da picape da VW.
No ano seguinte, veio a versão com cabine estendida que ganhou 30 cm a mais, possibilitando transportar até 300 litros de capacidade de carga atrás dos bancos. No entanto, a caçamba ficava restrita a “só” 800 litros, ante os 1.100 l da cabine simples. Os preços médios de R$ 24 mil também são um atrativo para quem quer começar a trabalhar com serviços de delivery ou pequenos carretos.
3- Honda Fit
Imagem: Divulgação
Assim como o Volkswagen Fox com seu excelente aproveitamento de espaço interno, o Honda Fit também esconde um latifúndio por dentro de seu tamanho compacto.
Além disso, traz como vantagem adicional o sistema de rebatimento dos bancos traseiros que aumenta a capacidade do porta-malas de 363 litros para até 1.045 litros, dependendo da configuração dos bancos. Robusto, versátil e bem equipado, infelizmente, em 2021 ele deixou de ser fabricado pela Honda, que preferiu apostar no City Hatch.
Focando em preço baixo, dos modelos da primeira geração que foi de 2003 a 2008, é possível encontrar a versão de entrada LX - equipada com o 1.4 de 80 cv e câmbio mecânico de 5 marchas por menos de R$ 25 mil. De série, ela já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico entre outras conveniências.
4- Volkswagen Gol
Imagem: Divulgação
O VW Gol surgiu em 1980 e só saiu de linha no final de 2022, e até hoje está entre os carros usados mais vendidos do Brasil. Com inúmeras versões e mudanças de geração, as versões mais populares são as equipadas com motor 1.0 e 1.6.
A maior mudança em seus 42 anos de história, ocorreu no final de 1994 com a chegada do Gol G2 “Bolinha” que além de visual mais moderno, trouxe injeção eletrônica (ainda de um bico só) em todas as versões, como CLI 1.6 (76 cv) e 1.8 (90,6 cv), GLI 1.8 (90,6 cv), 1000I Plus (49,8 cv).
O objetivo da marca era roubar os clientes do Chevrolet Corsa, hatch popular que vendia que nem pão quente e poderia ameaçar o reinado da VW.
Já na geração (G3) do VW Gol, introduzida em 1999 e que se estendeu até 2005 como modelo 2000, foram incorporados alguns feitos marcantes na trajetória do hatch. A tecnologia flex foi uma delas e segue firme na indústria automotiva brasileira.
Tanto a G2 como a G3 são as versões mais fáceis de serem encontradas no mercado de usados, cujos valores médios chegam por volta de R$ 22 a 24 mil, dependendo da versão e estado de conservação, obviamente.
5- Chevrolet Zafira
Imagem: Divulgação
A Chevrolet Zafira - comercializada no Brasil de 2001 a 2012 - foi muito fiel ao termo minivan, pois era a única no mercado brasileiro a oferecer capacidade para sete pessoas. Uma das vantagens era o sistema de rebatimento dos dois banquinhos da terceira fileira que se embutem no assoalho sem roubar parte dos 445 litros do porta-malas.
Entre as opções de motores, a Zafira chegou a ter o 2.0 8V de 112 cv, 2.0 16V de 128 cv. A versão flex (FlexPower) só chegaria em 2004 para a 2.0 8V, passando a render 127,6 cv com etanol e 121 cv com gasolina. Em 2009, passou a render 140/133 cv.
Baseado na família Astra, o projeto assinado pela Porsche fez sucesso no Brasil, mas nem isso fez com que ela saísse de cena passando o bastão para a substituta Spin, que segue em produção.
Atualmente, é possível pensar nas primeiras unidades da Chevrolet Zafira ao preço de R$ 24.500, caso das 2001/2002 em diante.