Honda finalmente vai estrear sua fábrica de Itirapina (SP)
Toda a gama de produtos nacionais será deslocada para a unidade do interior paulista
Concluída há praticamente dois anos, a Honda finalmente vai colocar em funcionamento sua fábrica de Itirapina (SP), a mais recente construída pela marca japonesa em nosso país.
Em comunicado enviado nesta semana, a Honda explicou que toda a produção de automóveis será transferida de Sumaré, também no interior de São Paulo, para a nova unidade de Itirapina em um processo que começará no início de 2019 e será concluído por volta de 2021.
Segundo declarou a Honda, “apesar de o mercado local apresentar uma recente recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado anteriormente. Com base no cenário atual, será preciso fortalecer a estrutura de produção de automóveis para garantir a sustentabilidade do negócio para o futuro”.
Caberá à unidade de Sumaré produzir motores, componentes e permanecer como o centro de desenvolvimento automóveis, estratégia e gestão do grupo Honda no Brasil.
Moderna, a unidade de Itirapina é mais eficiente e flexível, além de melhor adaptada a realizar uma produção ambientalmente correta. O processo de pintura, por exemplo, usa base de água e menor quantidade de tinta, o que reduz o nível de poluentes e garante a qualidade do processo, adianta a fabricante.
Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano em dois turnos, a fábrica de Itirapina (SP) iniciará as atividades com a produção do Fit e contará com a experiência de colaboradores da planta de Sumaré, que serão transferidos para a nova unidade.