Honda e Nissan estudam fusão para brigarem juntas contra Tesla e BYD

Segundo agência japonesa, marcas vão assinar um memorando de entendimento em breve
Nissan Versa e Honda City

Nissan Versa e Honda City | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Duas gigantes japonesas podem se unir em breve contra a invasão das marcas chinesas, principalmente no mercado de carros elétricos. Honda e Nissan estudam uma fusão e devem assinar um memorando de entendimento nos próximos dias, segundo a agência japonesa de notícias Nikkei.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A Nissan passa por uma grave crise financeira, chegando a um ex-executivo dizer que a marca não sobreviveria por mais dois anos. Junto com a Honda e também a Mitsubishi, anunciou que faria parcerias para o desenvolvimento de softwares e novas tecnologias para veículos elétricos, mas agora o casamento pode ser mais duradouro.

Segundo a Nikkei, a união das japonesas criaria uma montadora gigante com condições de enfrentar as chinesas como BYD, SAIC e GWM, além da americana Tesla. Hoje, a fatia de mercado da Honda e da Nissan é de apenas 8% e 1,5%, respectivamente, no segmento de elétricos.

VEJA TAMBÉM:

A fusão criaria uma holding, que cuidaria das duas marcas em um primeiro momento e depois da Mitsubishi. Seria mais ou menos uma Stellantis, que tem sob seu guarda-chuvas Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, entre outras. 

A criação da Stellantis foi a maior fusão automotiva da história e, segundo a agência Reuters, Honda e Nissan formariam a segunda maior.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023