Honda confirma ''SUV do City'' para mercados emergentes
Desenvolvido na Índia, saiba o que podemos esperar da novidade
Na semana passada o Autocar India conseguiu apurar uma informação importante. O vice-presidente e diretor de marketing e vendas da Honda Cars India, Rajesh Goel, confirmou ao veículo que a marca japonesa está desenvolvendo um novo SUV focado para a Índia e demais mercados emergentes.
O anúncio chega em momento estratégico para a Honda no país asiático, uma vez que, apesar da marca estar bem posicionada por lá no segmento de sedãs, a forte migração do público rumo aos SUVs forçou a fabricante a rever seus planos para se manter competitiva no mercado local.
Seguindo a tendência observada em grande parte dos mercados ao redor do mundo, de acordo com dados da Honda somente nos sete primeiros meses deste ano a venda de SUVs na Índia cresceu 34%.
O que esperar do novo SUV?
Segundo apurações do Autocar India, o futuro SUV é conhecido dentro da Honda como o projeto S-SUV, com o código 31XA.
Para conseguir ganhos de escala e tornar o projeto viável financeiramente, a Honda vai tomar como base muitos elementos da nova geração do City.
As apurações sinalizam que a novidade deverá ter comprimento na faixa de 4,30 m e até mesmo opção de 7 lugares. Com isso, surge uma possibilidade de que esse novo SUV poderia ser amplamente baseado no conceito N7X revelado na Indonésia em maio deste ano.
A previsão é que esse futuro “SUV do City” será lançado no segundo semestre de 2023 na Índia, sendo que o nome Elevate é fortemente cotado para batizar o novo modelo.
Além da plataforma, o modelo deverá compartilhar boa parte da mecânica com o Honda City, incluindo a opção dos motores 1.5 a gasolina ou diesel, além da variante híbrida.
Devemos ficar de olho?
Aqui no Brasil já é certo que a Honda seguirá investindo no HR-V como o seu SUV de maior volume, com a estreia da nova geração ocorrendo aqui no Brasil já no começo de 2022.
De qualquer forma, o projeto 31XA parece um complemento de gama muito interessante, em especial se contar com a opção dos 7 lugares.
Com isso, o futuro SUV derivado do City poderia ser destinado a um cliente que precisa de um modelo mais prático e versátil, deixando o novo HR-V livre para atuar em uma segmentação de mercado com preço um pouco mais elevado, porém entregando pacote de tecnologia e nível de acabamento superiores.
Certamente o projeto 31XA merece nossa atenção aqui no Brasil, sobretudo por ser pensado para mercados emergentes. Vamos acompanhar de perto os próximos passos do futuro SUV.