Honda confirma novo HR-V em agosto, Civic Type R no Brasil e rival do Corolla Cross
Marca ainda anuncia a importação da 11ª geração do Civic em seu catálogo híbrido
A Honda realizou uma série de anúncios relevantes na manhã desta quarta-feira (20).
Começando pelo HR-V, atualmente seu produto mais vendido no Brasil, a fabricante confirmou o lançamento da nova geração do SUV nacional para agosto deste ano.
Segundo a fabricante, “o modelo irá estabelecer uma nova referência no segmento, com um pacote de tecnologias único em segurança, economia de combustível e conectividade, de forma totalmente alinhada ao novo momento da marca globalmente”.
A Honda detalha que o novo HR-V nacional será oferecido em quatro versões, sendo duas delas com o mesmo propulsor 1.5 aspirado com injeção direta presente na gama City atualmente comercializada no país.
Como antecipamos em uma análise recente, com a decisão é provável que a Honda ofereça catálogos com custo-benefício competitivo para o novo HR-V.
Já as duas opções topo de linha do SUV compacto terão sob o capô o propulsor 1.5 turbo, até então oferecido na 10ª geração do Civic Touring nacional, porém ele se tornará bicombustível para sua aplicação no novo HR-V, passando a operar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Segundo a Honda, o 1.5 turbo flex foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. A fabricante, contudo, não revelou os dados de potência e torque do propulsor sobrealimentado.
“Além do desenvolvimento do novo motor, a Honda fez investimentos adicionais para a introdução de novos processos e tecnologias em sua fábrica de Itirapina. Foram investidos 1,1 bilhão de reais para a produção dos modelos New City sedan, New City Hatchback e novo HR-V, complementando o valor inicial de aproximadamente 1 bilhão de reais, anunciado em 2013, na época da construção da fábrica”, completa a fabricante japonesa.
Novo Civic
Para o último trimestre deste ano, a Honda anunciou o começo da importação da 11ª geração do Civic ao Brasil. Como já havíamos noticiado no AUTOO, o modelo chegará ao país somente em seu catálogo híbrido e:HEV, sendo oferecido em versão única no nosso mercado.
Avançando para 2023, a Honda terá outro reforço em sua gama de híbridos no país, uma vez que vai comercializar no Brasil o CR-V e:HEV.
Rival do Toyota Corolla Cross
Também ao longo do ano que vem, a companhia realizará o lançamento local de “um SUV inédito no mercado brasileiro, um novo produto desenvolvido com base na 11ª geração do Civic”.
Em resposta ao AUTOO, a Honda explicou que o SUV em questão é o mesmo produto apresentado como a nova geração do HR-V para a América do Norte. Aqui no Brasil, por sua vez, o utilitário esportivo terá um novo nome a ser revelado posteriormente.
É razoável apostar, portanto, que caberá a esse SUV inédito importado vai ocupar uma faixa de mercado acima do HR-V nacional, figurando como o representante da Honda entre os SUVs médios, de olho em modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos, entre outros.
Enquanto isso, você pode conferir, abaixo, o vídeo oficial do modelo divulgado pela divisão norte-americana da Honda:
Esportivo
Fechando com chave de ouro seu pacote de novidades para o Brasil ao longo dos próximos dois anos, a Honda formalizou a vinda do Civic Type R pela primeira vez de forma oficial ao país.
Modelo consagrado da marca, o Civic em sua variação de maior apelo esportivo deverá preservar o motor 2.0 turbo utilizado pelo antecessor, porém é esperada uma nova calibração e melhorias técnicas que deverão elevar a potência para um patamar acima dos 314 cv entregues até então. Com câmbio manual, o modelo busca consolidar sua posição de carro mais rápido do mundo com tração dianteira.
A confirmação do Civic Type R ao Brasil chega em um momento oportuno, uma vez que é provável que a Toyota também invista na importação do GR Corolla, trazendo para o mercado brasileiro duas notáveis opções de hot hatches.