Honda Civic Si voltará ao Brasil em 2014
Mas será importado dos Estados Unidos com motor 2.4 litros em vez do 2.0 antigo
Os órfãos do Civic Si nacional podem respirar mais aliviados. A Honda confirmou que o modelo voltará a ser vendido no Brasil em 2014. A informação já havia sido antecipada no Salão do Automóvel, porém, sem precisar exatamente como isso ocorreria.
Durante o lançamento do Civic 2.0 nesta semana, a Honda revelou que a versão esportiva será importada dos Estados Unidos e não fabricada em Sumaré, como ocorria com a anterior. A explicação é que a demanda é baixa para justificar a produção local.
Mais de 200 cv de potência
Outro dado que ainda permanecia indefinido era se teríamos a versão sedã ou a cupê, que tem maior apelo esportivo. Apesar dessa possibilidade, a Honda brasileira optou por importar o sedã. A montadora também terá uma novidade na motorização. Sai de cena o bloco 2.0 i-VTEC de 192 cv e entra um 2.4 litros também i-VTEC, mas com 204 cv de potência e 23,5 kgfm, nada menos que 6,5 a mais que o motor anterior.
Apesar desses dados, a Honda não informa números de desempenho. Mesmo assim, parece bastante natural que o Civic Si 2.4 ande mais que seu antecessor, sobretudo porque o peso é praticamente o mesmo, de cerca de 1.300 kg.
O acabamento do novo Civic Si também parece melhor que o das versões normais. O console, por exemplo, possui superfície que imita fibra de carbono, além de manter a iluminação avermelhada. A Honda também diferenciou seu interior com bancos com costuras vermelhas e volante com o logo Si na base. O câmbio continua sendo manual de seis marchas.
Por chegar em 2014, o Civic Si estreará o primeiro facelift desta geração, o que pode motivar a Honda brasileira a atualizar a versão nacional para não ter dois modelos diferentes rodando nas ruas.
Salgado
Aos mais empolgados, um alerta: o Civic Si deve sair caro no Brasil. Ele é fabricado nos Estados Unidos, país que não tem acordo comercial e, portanto, paga o máximo de imposto. Outro problema é que o motor 2.4 fará a Honda pagar mais IPI já que faixa muda acima de 2.0 litros.
O Civic Si nacional também não era barato, ou seja, é de se imaginar que o sedã esportivo vá custar acima de R$ 100 mil até para justificar a pequena demanda. Nada, no entanto, que impeça que seus fãs realizem o sonho de continuar a bordo do modelo. Mas que dá saudade dele ser nacional isso dá.