Honda Civic celebra 20 anos de produção no Brasil

Montadora japonesa celebra a data com vídeo especial reunindo as gerações montadas em Sumaré (SP)
A sexta e a décima gerações do Honda Civic: passado e futuro reunidos na pista

A sexta e a décima gerações do Honda Civic: passado e futuro reunidos na pista | Imagem: Divulgação

O Honda Civic pode ser considerado um modelo querido pelos brasileiros. A trajetória do sedã no Brasil remonta ao fim da década de 1990, quando começou a ser produzido por aqui na fábrica da marca em Sumaré, no interior de São Paulo, e ao longo dos anos foi trazendo para suas gerações diversas inovações que projetaram o modelo não só dentro da categoria como no mercado de maneira geral.

Atualmente o Honda Civic ocupa a 2ª posição no ranking de vendas da categoria, figurando logo atrás do Toyota Corolla, seu principal concorrente ao redor do mundo. Com uma boa penetração de seus produtos em diversas categorias, a Honda usa ao máximo sua capacidade produtiva da unidade de Sumaré, o que impede elevar a produção do novo Civic, modelo que certamente tem espaço e potencial para tirar a diferença do Corolla. Até o momento a Honda não informa qualquer previsão de inaugurar sua fábrica de Itirapina, no interior de SP, que está pronta e só aguarda uma recuperação do mercado para entrar em ação.

Segundo dados da Honda, desde o início da comercialização do Honda Civic no Brasil, ainda importado, o modelo registra mais de 650.000 unidades nas mãos dos brasileiros, sendo que, desse total, cerca de 630.000 foram produzidos no Brasil.

Confira abaixo uma breve cronologia da trajetória nacional no Honda Civic e um interessante vídeo da marca mostrando as gerações brasileiras na fábrica de Sumaré.

6ª geração - 1997

O primeiro modelo do Civic fabricado no Brasil foi um carro inovador para sua época e detentor de equipamentos diferenciados. Com o conceito de trazer versões completas - LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic lançado em 1997 oferecia ao consumidor tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, um moderno motor com bloco e cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.

Nas versões mais completas, o Civic oferecia tecnologias de segurança como freios ABS e airbag duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão automática. Desde sua primeira geração vendida no Brasil, o Civic foi construído seguindo os padrões globais da marca de qualidade, tanto em componentes como no processo construtivo.  Em 1999 o modelo receberia um leve facelift e mais equipamentos.

7ª geração - 2000

Em dezembro de 2000 é lançada a sétima geração do Civic no Brasil, em simultâneo com os Estados Unidos e o Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um projeto totalmente novo, que incorporava inovações construtivas inéditas no segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um design moderno e completamente reformulado.

Com mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente - de quatro cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão, o Civic, novamente, estabelecia um novo padrão de qualidade e de construção para os sedãs da época. As versões de entrada passaram a incorporar mais itens de série, como os airbags duplos à partir da versão LX. O resultado é que o modelo fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades comercializadas naquele ano.

Em agosto de 2003, a Honda comemorava a produção do Civic nacional de número 100.000, enquanto em 2004, o modelo passava por uma atualização de design.

8ª geração - 2006

Em abril de 2006 a Honda apresentava ao mercado o inovador New Civic. O modelo era uma completa ruptura no segmento de sedãs médios, estabelecendo-se como a referência em design, construção e tecnologia. Um passo à frente dos sedãs da época, o New Civic se destacava pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos voltados para o motorista.

Em março de 2007, a Honda Automóveis do Brasil apresentava o carro mais potente produzido em série no Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um autêntico esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus esportivos.

Internamente o Si incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e bancos esportivos com costura vermelha.  Em seu primeiro ano de vendas no Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos).

Em setembro de 2008, a Honda alcançava outro importante marco nas vendas do modelo, totalizando 300 mil unidades fabricadas no Brasil. No ano seguinte, o modelo passava por sua primeira atualização visual na oitava geração, enquanto a versão EXS passava a adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si desde seu lançamento.

9ª geração - 2012

A nona geração do Civic chegou no fim de 2011 trazendo inovações em equipamentos, mais espaço interno e um design completamente novo, mais elegante e voltado a permitir um maior espaço para bagagens.

Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o Civic de nona geração introduziu a central multimídia i-Mid, de 5 polegadas, com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões, que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do veículo.

O sedã ficou ligeiramente maior, com o comprimento ampliado para 4.525 mm, enquanto a capacidade de combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para os 57 litros da 9ª geração. A ergonomia diferenciada do Civic anterior, com os instrumentos posicionados em dois níveis, foi mantida e aprimorada, com a introdução de um novo display na parte superior do painel. A versão EX-S ficou ainda mais segura, com a introdução de airbags laterais.

Em 2014, o modelo recebeu a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e alcançou a importante marca de 500.000 automóveis produzidos no Brasil. Em 2015 o modelo recebeu leves retoques visuais e a introdução do sistema FlexOne para toda a linha.

10ª Geração - 2016

Apresentado ao mercado em agosto de 2016, o Novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.

Tratou-se da maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho.

O Civic Geração 10 foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração.

Também se destacam o desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência energética. O Civic Geração 10 também foi o primeiro modelo da Honda no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Todo esse desenvolvimento do modelo foi reconhecido pelas diversas premiações recebidas no Brasil e, também, no mundo.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis