Honda anuncia nova fábrica de automóveis no Brasil
Unidade será inaugurada em 2015 em Itirapina (SP) e fará um modelo compacto inédito
A Honda confirmou os rumores sobre sua nova fábrica de automóveis no Brasil. A montadora japonesa anunciou nesta quarta-feira (07) que construirá uma segunda unidade na cidade de Itirapina, interior de São Paulo, que produzirá a partir de 2015 um inédito compacto.
A nova fábrica terá a mesma capacidade de produção da planta de Sumaré, ou seja, 120 mil unidades por ano. No entanto, começará a operar com 2 mil funcionários contra 3,5 mil funcionários de Sumaré. A razão é que se trata de uma instalação mais simples que a primeira, que conta com linha de montagem de motores e câmbio, além de outras divisões da empresa.
Veja também: Mercedes-Benz vai produzir Classe C no Brasil, diz revista
A Honda não revelou exatamente qual modelo será feito em Itirapina, cidade que fica a 100 km de Sumaré e a 200 km de São Paulo. A marca japonesa apenas disse que se trata de “um veículo na categoria do Fit”. Apesar disso, a aposta é que se trata de um hatch compacto similar ao Etios, da rival Toyota, e o HB20, da Hyundai.
Esses dois modelos foram, sem dúvida, os que mais motivaram a Honda a abrir uma nova fábrica no País. O segmento de carros de entrada é o maior do Brasil e a marca perderia espaço no mercado se não atuasse nele – até mesmo as chinesas já desenvolvem modelos para essa categoria.
Rival do EcoSport
Com a planta de Sumaré no limite, a Honda não via outra alternativa que não construir outra fábrica. A boa notícia é que o terreno de Itirapina é mais de três vezes maior que o de Sumaré. Com isso, ampliações certamente estão previstas.
Assim que estiver operacional, a nova fábrica permitirá que a Honda possa dar conta da demanda por seus modelos. Acredita-se que as duas plantas possam produzir os mesmos modelos já que tanto o inédito compacto quanto a família Fit usarão a mesma base mecânica. Em Sumaré, a nova geração do Fit deve ganhar a companhia de um pequeno utilitário esportivo e o sedã City ser fabricado na Argentina, onde a Honda construiu uma outra fábrica menor há alguns anos. Além deles, há o Civic, que deve continuar apenas em Sumaré.
O investimento total da nova fábrica é de cerca de R$ 1 bilhão, segundo a Honda.