Honda anuncia nova fábrica de automóveis no Brasil

Unidade será inaugurada em 2015 em Itirapina (SP) e fará um modelo compacto inédito

A versão intermediária RS traz o motor 1.5 i-VTEC de 132 cv e uma transmissão manual de seis marchas | Imagem: Divulgação

A Honda confirmou os rumores sobre sua nova fábrica de automóveis no Brasil. A montadora japonesa anunciou nesta quarta-feira (07) que construirá uma segunda unidade na cidade de Itirapina, interior de São Paulo, que produzirá a partir de 2015 um inédito compacto.

A nova fábrica terá a mesma capacidade de produção da planta de Sumaré, ou seja, 120 mil unidades por ano. No entanto, começará a operar com 2 mil funcionários contra 3,5 mil funcionários de Sumaré. A razão é que se trata de uma instalação mais simples que a primeira, que conta com linha de montagem de motores e câmbio, além de outras divisões da empresa.

Veja também: Mercedes-Benz vai produzir Classe C no Brasil, diz revista

A Honda não revelou exatamente qual modelo será feito em Itirapina, cidade que fica a 100 km de Sumaré e a 200 km de São Paulo. A marca japonesa apenas disse que se trata de “um veículo na categoria do Fit”. Apesar disso, a aposta é que se trata de um hatch compacto similar ao Etios, da rival Toyota, e o HB20, da Hyundai.

Esses dois modelos foram, sem dúvida, os que mais motivaram a Honda a abrir uma nova fábrica no País. O segmento de carros de entrada é o maior do Brasil e a marca perderia espaço no mercado se não atuasse nele – até mesmo as chinesas já desenvolvem modelos para essa categoria.

Rival do EcoSport

Com a planta de Sumaré no limite, a Honda não via outra alternativa que não construir outra fábrica. A boa notícia é que o terreno de Itirapina é mais de três vezes maior que o de Sumaré. Com isso, ampliações certamente estão previstas.

Assim que estiver operacional, a nova fábrica permitirá que a Honda possa dar conta da demanda por seus modelos. Acredita-se que as duas plantas possam produzir os mesmos modelos já que tanto o inédito compacto quanto a família Fit usarão a mesma base mecânica. Em Sumaré, a nova geração do Fit deve ganhar a companhia de um pequeno utilitário esportivo e o sedã City ser fabricado na Argentina, onde a Honda construiu uma outra fábrica menor há alguns anos. Além deles, há o Civic, que deve continuar apenas em Sumaré.

O investimento total da nova fábrica é de cerca de R$ 1 bilhão, segundo a Honda.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise