Hoje vendido no Brasil, Renault Zoe vai abrir espaço para elétricos mais modernos
Modelo acima do Kwid E-Tech, hatch compacto já alcança 10 anos em produção
Atualmente oferecido no Brasil para quem deseja um automóvel 100% elétrico com uma cabine mais espaçosa em relação ao Kwid E-Tech, o Renault Zoe caminha para sua aposentadoria definitiva.
Em entrevista recente para a publicação inglesa Autocar, o COO da Renault, Fabrice Cambolive, revelou que a marca francesa não investirá em uma próxima geração do Zoe, colocando no lugar do modelo compactos elétricos mais avançados, como os futuros Renault 4 e 5.
Vale destacar que o Renault Zoe completa 10 anos em 2022 e seu projeto começa a revelar os sinais da idade.
No fim do ano passado, o Zoe foi reprovado em sua avaliação do Euro NCAP, não alcançando sequer uma estrela das 5 possíveis nas avaliações de segurança.
Atualmente, aqui no Brasil, o Renault Zoe é comercializado em versão única, com preço sugerido de R$ 239.990. Com 135 cv e 25 kgfm de torque, o modelo oferece autonomia para 385 km.
VEJA TAMBÉM:
- Avaliação rápida: Renault Zoe E-Tech 2021
- Novo Renault Zoe parte de R$ 204.990, mas custa menos para manter do que um Sandero
De acordo com Cambolive, a “gama perfeita” da Renault para o mercado europeu nos próximos anos deve ser composta por oito modelos, sendo quatro totalmente elétricos e outros quatro com propulsão híbrida.
Além disso, a linha deverá ser consideravelmente racionalizada, com apenas uma opção de motorização por modelo e duas ou três versões, acrescentou o executivo.
Na estruturação de modelos proposta por Cambolive, devemos contar como as quatro opções de modelos 100% elétricos os Renault 4 e 5, o novo Megane já confirmado para o Brasil e a próxima geração do Scénic.
Já a gama de híbridos ficaria composta por Clio, Captur, Arkana e Austral.
Em nosso mercado, a Renault não comercializa nenhum modelo híbrido, tendo optado por migrar diretamente para modelos 100% elétricos quando o assunto é propulsão alternativa.
Em um horizonte de médio prazo, a Renault tem confirmada por aqui a estreia de um inédito crossover compacto, sucessor do Stepway e um concorrente para Fiat Pulse e VW Nivus. O modelo em questão será acompanhado pela nacionalização do propulsor 1.0 turbo com injeção direta.