Hilux, Ranger e S10 dominaram em ano de ascensão da Titano
Picape da Toyota vendeu mais de 50 mil unidades em 2024, feito que a S10 tinha feito pela última vez em 2014
Pela primeira vez desde 2014 uma picape média ultrapassou as 50 mil unidades vendidas em um ano. O feito é da Toyota Hilux, que fechou 2024 com 50.011 emplacamentos. Há 10 anos, a Chevrolet S10 havia terminado o período com 50.821 unidades. O recorde havia sido no ano anterior, com 54.255 unidades da picape da Chevrolet vendidas.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Os números da Hilux garantiram a primeira colocação no segmento dominado praticamente por três nomes. Depois da caminhonete da Toyota, aparece a Ford Ranger com 31.855 e a própria S10 —que já viveu dias melhores no mercado— e que ficou em terceiro com 27.393 unidades.
As três, no entanto, já podem começar a ver uma quarta força surgindo, a Fiat Titano, que fechou 2024 apenas na sétima posição, mas que cresceu nos últimos meses e acabou dezembro com cerca de metade das vendas da S10, mas suficiente para deixar nomes tradicionais, como Mitsubishi Triton para trás.
VEJA TAMBÉM:
Imagem: Divulgação
E motivo de preocupação para o trio mais vendido existe. Em 2025 a picape deixará de ser feita no Uruguai e será fabricada na Argentina, com maior capacidade de produção. A expectativa é de crescimento, ao mesmo tempo que a nova geração da Triton também deve alavancar as vendas.
Em contrapartida, a Toyota prepara a chegada da Hilux híbrida leve e a Ford novas versões da Ranger, como a cabine simples voltada para o trabalho. Não está certo, no entanto, de que cheguem ainda neste ano.