'Híbrido esportivo', novo Prius é registrado no Brasil
Toyota havia lançado a 5ª geração do pioneiro carro ecológico no final do ano passado com uma proposta mais ousada e divertida
O Prius passou cerca de uma década no Brasil, tendo emplacado quase 7 mil unidades durante um período em que foi uma raridade entre os veículos com propulsão híbrida.
A chegada do Corolla híbrido, no entanto, tornou a presença do modelo importado redundante já que ambos ofereciam uma receita parecida entre conforto e economia.
Felizmente, a Toyota percebeu que o Prius seria um veículo sem sentido se ficasse restrito a essa proposta. Por isso, a 5ª geração, lançada em novembro do ano passado, foi uma grata surpresa.
Com estilo ousado e atraente, o novo Prius tornou-se o primeiro automóvel da Toyota quinta geração do sistema híbrido da Toyota e a segunda geração da plataforma TNGA.
Na prática, isso significa que o híbrido passou a oferecer um desempenho bastante empolgante, graças ao conjunto capaz de oferecer 223 cv de potência combinada. Graças a isso, o novo Prius pode acelerar de 0 a 100 km/h em somente 6,7 segundos.
Nem por isso, o modelo de estilo “monoforma” deixou de ser econômico. Agora a versão plug-in pode rodar o 50% que a geração anterior – há também veículos híbridos comuns, com motores 1.8 e 2.0 litros.
Selo do INPI
Com esse pacote diferenciado, o Prius deixou de viver à sombra do Corolla híbrido. E isso pode ser uma boa notícia caso a Toyota decida retomar a importação do modelo.
Um bom sinal é que a marca acaba de registrar a 5ª geração no Brasil. Os desenhos industriais do novo Prius receberam o selo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial nesta semana.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Como sempre afirmamos, essa ação tem como principal função preservar os direitos intelectuais sobre suas formas, mas também pode significar um sinal que a montadora está estudando a ideia.
Em novembro do ano passado, AUTOO perguntou à assessoria da fabricante sobre as chances de o Prius de 5ª geração desembarcar em nosso país. Na época, a empresa não disse que sim nem que não.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024