HB20: sucesso nas ruas, mas com reclamações dos proprietários; veja as principais
Perda de potência, aumento no consumo de combustível e falhas na central multimídia estão entre as queixas dos donos
O Hyundai HB20 é praticamente uma celebridade nas ruas do Brasil. Produzido em Piracicaba (SP) desde 2012, ele foi o primeiro modelo desenvolvido pela Hyundai especialmente para o nosso mercado.
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Não é à toa que ele conquistou tantos fãs e se tornou um dos carros mais populares do país. Afinal, quem nunca cruzou com um HB20 no trânsito ou viu um estacionado na esquina? Ele está em todos os lugares.
Com diferentes versões e mudanças de visual ao longo dos anos, o HB20 segue sendo um campeão de vendas. Mas nem tudo são flores, e como qualquer carro, ele tem seus “perrengues”.
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Consumidores relatam problemas como aumento no consumo de combustível, perda de potência e até falhas na central multimídia. Isso não tira o brilho do modelo, mas é sempre bom ficar de olho.
Imagem: Divulgação
Reclamações dos donos de HB20
Em entrevista com um dos nossos leitores, proprietário de um Hyundai HB20, ele compartilhou algumas das experiências que teve com o carro.
Segundo ele, um dos problemas recorrentes está na bomba de combustível, que apresenta falhas, demorando para subir após abastecer o carro. Além disso, ele relatou uma dificuldade curiosa com a marcha ré: "Quando saio com o carro de manhã, a marcha ré demora para entrar ou simplesmente não entra."
Ele também mencionou que, após cerca de três anos de uso, percebeu um desgaste no volante, o que o incomodou.
Outro ponto que chamou atenção foi a questão das velas de combustível, especialmente na versão 1.0. As velas queimam com certa facilidade, contribuindo para o aumento no consumo de combustível.
E ele não foi o único a perceber isso. Um levantamento realizado pelo AUTOO em sites especializados em defesa do consumidor revelou diversas reclamações semelhantes:
“Meu HB20 sempre foi econômico, mas de uns tempos para cá, o consumo aumentou absurdamente. Antes fazia 13 km/l na cidade, agora mal passa de 10 km/l. Já levei na concessionária e eles não encontraram nada de errado.”
“Comprei meu HB20 zero km há pouco tempo e estou muito decepcionada com o consumo. Esperava muito mais de um carro desse porte. Na estrada, o consumo está bem abaixo do que a fabricante promete.”
Perda de potência
Em uma reclamação, o proprietário de HB20 (21/22) com 27.000 km relatou que, enfrentou falhas no sistema de injeção três vezes, causando perda de potência e necessidade de guincho.
Na última falha, ele ficou ilhado com sua esposa grávida. Apesar de realizar as revisões na concessionária, não conseguiu acionar a garantia. Ele critica a Hyundai por não resolver um defeito crônico e afirma que nunca mais comprará seus veículos.
A montadora, com avaliação de 7.6 no site, esclareceu que o reparo do veículo não pode ser coberto pela garantia, pois o inconveniente apresentado não foi causado por defeito de produto, mas sim devido à ação de agentes externos.
Uma reclamação em novembro de 2024 dizia que o proprietário de um HB20s 1.0 TGDI 22/23, com 30.600 km, enfrentou perda de potência no motor durante um trajeto, sendo obrigado a parar no acostamento e retornar para casa com dificuldade.
Após diagnóstico na concessionária, foi identificado problema nas velas de ignição e no pistão, com custo adicional para abertura do motor. A Hyundai negou cobertura da garantia, alegando que o problema foi causado pelo combustível, e o proprietário, insatisfeito, manifestou a intenção de buscar solução judicial.
Imagem: Divulgação
Falhas na central multimídia
Um proprietário ao tentar atualizar a multimídia do carro, descobriu que o seu HB20 não estava disponível na atualização, sendo informado pelo 0800 que precisaria pagar para realizá-la na concessionária, enquanto outros modelos da marca têm acesso gratuito. A Hyundai informou que o problema foi resolvido.
Outro proprietário de um HB20 2022 enfrenta desconexões constantes da central multimídia durante viagens longas, mesmo após trocar o cabo e o celular.
Ele encontrou vários outros relatos de proprietários com o mesmo problema, suspeitando que seja um defeito crônico da central multimídia. A reclamação consta como não resolvida na plataforma.
“Estou tentando atualizar o Blue Media do meu HB20 2016 1.6 automático, mas ao fazer o cadastro, aparece a mensagem de que o chassi não pertence ao veículo, embora esteja correto. Estou com problemas na multimídia e, ao ligar para a concessionária, me informaram que o diagnóstico custa R$ 395, o que considero um absurdo.”, relatou um terceiro consumidor.
A Hyundai respondeu pedindo que eu levasse o veículo a uma concessionária autorizada para avaliação, para direcionar o atendimento adequado.
A fabricante ressaltou a página 7 do manual de garantia, que afirma ser necessário levar o veículo imediatamente após perceber qualquer sintoma anormal, pois sem a presença do carro na concessionária, não podem realizar o atendimento.
Imagem: Divulgação