GM alcança 17 milhões de carros produzidos no país e reforça compromisso com o Brasil
Mercado brasileiro é o segundo maior do mundo para a marca Chevrolet, ficando atrás apenas dos EUA
Em um mês agitado, onde tivemos o anúncio do fim da produção local da Ford, a GM reforça seu comprometimento com o mercado brasileiro.
A empresa veio a público nesta terça-feira (26) para informar que suas três unidades produtivas no país, no caso São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas no estado de São Paulo, e Gravataí (RS) já somam cerca de 17 milhões de automóveis produzidos ao longo dos 96 anos de presença do conglomerado no país.
A trajetória da GM no Brasil começa em 26 de janeiro de 1925, quando foi registrada no II Tabelionato de São Paulo a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial da empresa era equivalente a US$ 270 mil, cerca de R$ 1,4 milhão. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
Por aqui, a GM também já produziu caminhões, ônibus, carrocerias, peças e até geladeiras da marca Frigidaire. A produção local de carros de passeio começou em 1968 com o Opala, marcando uma identificação da GM com modelos de maior porte. A companhia acrescenta que ao longo dos anos já passaram mais de 35 modelos diferentes em suas linhas de produção instaladas no Brasil.
Segundo a GM a fábrica de automóveis mais eficiente do mundo é a de Gravataí (RS), onde são produzidos o Onix e o Onix Plus, além dos motores três cilindros turbo e aspirado utilizados pela dupla e a nova geração do Tracker. Em São Caetano no Sul (SP), por sua vez, é produzida a nova geração do SUV compacto, além do Joy, Joy Plus e a Montana.
Com mais de 338 mil carros da companhia norte-americana emplacados no país em 2020, o Brasil se manteve pelo segundo ano consecutivo como o segundo maior mercado da marca Chevrolet no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo comunicado desta terça, a GM diz que “está pronta para retomar o novo ciclo de investimentos. O aporte de R$ 10 bilhões será destinado às fábricas de automóveis do estado de São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos) e prevê o desenvolvimento e produção de veículos inéditos, além da ampliação da oferta de equipamentos, entre eles os exclusivos OnStar e o Wi-Fi nativo”.
Confira, abaixo, um interessante resumo produzido pela GM com alguns fatos relevantes sobre a empresa no país:
1925
• Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
• Em 26 de fevereiro é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.
• Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.
1927
• Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de no 25.000.
• Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.
1928
• Produzido o 50.000° veículo Chevrolet no Brasil.
• Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.
1930
• Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.
1932
• Em julho, uma novidade: o primeiro ônibus com carroceria fabricada no país. Nele, vários tipos de materiais são empregados, inclusive estruturas de madeira.
1942-1945
• A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elípticas.
1953
• Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.
1956
• Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.
• Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.
1957
• Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
• Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
1958
• Em 4 de dezembro, a fábrica de São José dos Campos - ainda em construção - entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado no Vale do Paraíba.
1959
• Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
1966
• A GMB anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.
1968
• É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1969
• Desde setembro de 1925 a 26 de setembro deste ano, uma importante soma: 500.000 veículos.
1970
• A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.
• Em 3 de agosto, o 50.000º Chevrolet Opala.
1972
• Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.
1973
• Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.
1974
• Em 26 de março, é produzido o 50.000° Chevette.
• Em 5 de junho, é produzido o milionésimo veículo Chevrolet.
• Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
1978
• Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.
1979
• Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
• Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000o veículo.
1980
• Em 8 de janeiro, a GMB produz o 2.000.000° veículo produzido no Brasil.
1981
• Em 27 de janeiro é iniciada a produção do motor Família II para o carro "J".
• Em 1º de junho, a GMB é considerada a primeira empresa automobilística do mundo em índice de qualidade.
1982
• Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua 750.000 unidade.
• Em 19 de abril, a imprensa conhece o carro "J" da GM - o Monza.
• Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
• Em 29 de julho, o Chevrolet Monza atinge outra vitória: 10.000 unidades.
1983
• Em 17 de fevereiro, sai da linha de montagem o 750.000° Chevette.
• O Chevette é o líder de vendas no país, com um total de 85.894 unidades comercializadas no ano.
1984
• Em 21 de fevereiro, é produzido o 100.000° Monza.
• Em março, a fábrica de São José comemora seus 25 anos.
• O Monza é o líder absoluto de vendas, com um total de 53.022 unidades comercializadas no ano.
1985
• A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.
1987
• Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.
1988
• Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul
1989
• Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro.
• Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.
• Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.
1990
• Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
• Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.
• Em 22 de agosto, inauguração da Pista Circular no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, São Paulo, de 4,3 quilômetros de extensão.
1991
• Em maio, é comemorada a produção de 600.000 unidades do Monza.
• A GM lança em março o Chevette Júnior, propulsionado por motor 1,0-litro, a pick-up Conquest e o motor Maxion S4T turbo.
• Em abril, o Opala sai de linha após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.
• A Prefeitura de São Caetano do Sul institui, em julho, o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado no terceiro domingo do mês de julho de cada ano.
• Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
• Em 6 de novembro, a fábrica de São José dos Campos comemora a produção de 1.500.000 veículos.
• A fábrica de São Caetano do Sul coloca em funcionamento, em dezembro, a sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Oleosos.
1993
• Em 13 de janeiro, as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
• Em 3 de fevereiro, a Fábrica de Caminhões e Comerciais alcança a marca de 300.000 unidades produzidas.
• Nos dias 1 e 2 de abril a GMB apresenta à imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.
• A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.
• Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.
• Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.
• Em 8 de setembro, é fabricado o Monza número 750.000.
• Em 22 de setembro, o MVA de São Caetano do Sul alcança a marca de 1.000 Vectras produzidos, antes do lançamento.
• Em setembro, a GMB lança a Garantia Estendida, serviço opcional que eleva a garantia de fábrica dos veículos Chevrolet para dois anos ou 50.000 km.
• O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
• A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.
• Em 19 de outubro, é produzido o Monza número 760.000.
• Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.
• O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
• O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.
1994
• Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
• O Corsa GL 1.4 é lançado em junho no mercado brasileiro.
• A GMB coloca à disposição do mercado, em agosto, o Omega táxi movido a gás natural.
• Em 4 de outubro, a GMB lança os novos motores 2,2-litros e 4,1-litros, que substituem, nas linhas Omega e Suprema, os propulsores de 2.0 e 3.0 litros.
• A GMB lança em outubro, durante o 18o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.
• Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
1995
• Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
• A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
• Em março, a GMB lança a S10, a primeira pick-up do segmento compacto produzida no Brasil.
• É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.
• A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
• A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.
• Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.
• Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.
• Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.
• A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
• Em agosto, é lançada a versão 5-portas do Corsa GL 1.4.
• Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
• Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv.
1996
• A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.
• Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
• No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.
• Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
• Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi.
• A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.
• Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
1997
• Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.
• Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
• Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.
• Ainda em março, é apresentada à imprensa a pick-up Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
• Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
• O 4.000.000° veículo é produzido na fábrica de São José dos Campos.
• Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.
• Em 30 de outubro, é produzido o 8.000.000° motor pela GMB.
• Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.
1998
• Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
• Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.
• Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
• Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
• Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
• Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.
• Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holden, da Austrália.
• Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.
1999
• A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.
• Em 31 de março é comemorada a produção do milionésimo motor Corsa, em São José dos Campos.
• Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0-litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.
• Em 3 de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
• Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.
• Em 5 de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.
2000
• O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0 litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.
• Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
• A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.
• Incorporada à linha Chevrolet S10 uma nova geração de motores diesel - o Sprint 2.8 turbodiesel, que desenvolve potência 38,9% superior e nada menos que 51,7% a mais de torque em relação à versão anterior.
• A linha Astra não para de crescer. Depois do modelo hatchback de três portas e do Sedan de quatro portas, campeões de vendas em seu segmento desde o seu lançamento no Brasil em setembro de 1998 e fevereiro de 1999, respectivamente, a General Motors do Brasil está apresentando uma nova versão - o Astra Sport, hatchback 3-portas, para quem gosta de linhas ainda mais ousadas.
• Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.
2001
• A GM produz em 29 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 100.000 do Chevrolet Celta. O automóvel, na versão básica, terá a cor vermelho Beta - uma das novidades da linha 2002 disponibilizada ao mercado.
• Lançado o Astra Sedan Álcool para atender principalmente ao segmento do mercado que engloba os taxistas, além de clientes como frotistas e órgãos do governo.
• Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974.
• Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.
• Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.
2002
• A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.
• A GM produz em 18 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 200.000 do Chevrolet Celta. O automóvel é um Celta versão Super, na configuração de quatro portas e na cor prata.
• O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil - que chegou ao mercado brasileiro em 1995 -, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003. O novo modelo substitui a série especial Milenium e oferece ao consumidor a melhor relação custo-benefício dentre os automóveis disponíveis no segmento dos sedãs econômicos.
• Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.
2003
• A General Motors do Brasil está lançando o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.
• A GM produziu no dia 17 de setembro, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Chevrolet Celta número 300.000, na cor prata, de duas portas, equipado com todos os opcionais disponíveis e com o motor 1.0 "VHC" (Very High Compression).
• Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
• Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.
2004
• Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.
• O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, na sexta-feira (06/02), no Palácio do Planalto, pelo presidente da república do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) - no Rio Grande do Sul -, onde era produzido o Chevrolet Celta.
2005
• A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.
• Em 3 de fevereiro, Rick Wagoner anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento da nova geração do Vectra