Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Há 30 anos no mercado, SUV Sportage vai ganhar novo visual

Kia divulgou vídeo e primeiras imagens da reestilização do modelo, que será lançado em novembro. Brasil continua recebendo poucos veículos

O Sportage é um dos poucos veículos da Kia que resiste às mudanças de paladar dos consumidores globais.

Enquanto nomes como Cerato, Picanto e Rio perderam espaço com o tempo para modelos elétricos, o SUV continua a ser um carro desejado, mais de 30 anos após sua estréia mundial.

Não é surpresa, portanto, que a marca sul-coreana esteja preparando mais uma atualização do Sportage, que ganhou um vídeo de teaser e as primeiras imagens, ainda parcialmente encobertas.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A atual geração, a 5ª já lançada, está no mercado desde 2021 e trouxe um visual bastante atraente. Sua atualização parece buscar manter essa originalidade, mas também marcando claramente a mudança.

Teaser do novo Kia Sportage
Teaser do novo Kia Sportage Imagem: Divulgação

As novidades deverão ser percebidas na grade frontal e na assinatura de iluminação, com recortes diferentes dos atuais. Ele utiliza o Starmap Lightning System, introduzido pelo elétrico EV9.

A versão revelada é a com maior entre-eixos, diferente da que é vendida na Europa e no Brasil. Esta deve ser mostrada pouco tempo depois.

Ainda não há qualquer informação sobre mudança na motorização ou no conteúdo tecnológico, mas são aspectos que certamente trarão novidades.

Há rumores, no entanto, que o Sportage receberá o sistema de infoentretenimento de 3 telas visto no EV3 e EV9.

Teaser do novo Kia Sportage
Teaser do novo Kia Sportage Imagem: Divulgação

Mais vendido da Kia no mundo, esquecido no Brasil

O Sportage passou com brio por três décadas no mercado e continua a ser o modelo mais vendido da Kia no mundo.

Somente em 2023 foram emplacados 523 mil unidades, mas o Brasil teve uma participação minúscula nesse bolo, com pouco mais de mil veículos vendidos (participação de 0,2%).

Neste ano, a situação está um pouco melhor, com 864 SUVs vendidos até setembro, mas a Kia no Brasil não consegue tornar a marca acessível a um público mais amplo.

Acima a nova geração do Kia Sportage híbrido: modelo confirmado para o Brasil
Atual geração do Kia Sportage Imagem: Divulgação

Desde a introdução de limites para importação, a Kia deixou de concorrer de fato em um mercado que ficou mais inchado e competitivo.

Para ser ter uma ideia, o Sportage teve mais de 10 mil unidades emplacadas em 2014, mas de lá para cá só caiu.

Como o grupo sul-coreano não parece disposto a um dia investir em uma operação local, a presença do Sportage e de outros veículos continuará a ser marginal, o que é uma pena.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024