Gurgel BR800 SL pouco usado é um dos mais novos do Brasil à venda
Com valor de 4 Honda Biz 110i, o primeiro carro 100% brasileiro produzido em série tem só 14 mil km rodados
O Gurgel BR-800 foi o primeiro carro 100% desenvolvido e fabricado em série no Brasil, graças a João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, um empresário visionário que resolveu juntar a sua experiência como engenheiro e fundar a Gurgel Motores S/A. A primeira aparição do minicarro genuinamente brasileiro ocorreu em 1987 e foi exposto no ano seguinte, durante o Salão Anhembi, em São Paulo.
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Curiosamente, o projeto CENA (Carro Econômico Nacional), evoluído para BR-800, veio exatamente no ano seguinte do fim da produção do VW Fusca, que ocorreu em 1986. Era o período da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia que teve papel importante na viabilização do financiamento da tecnologia automotiva nacional.
Além disso, o subcompacto também foi agraciado pela concessão de menor alíquota de IPI, de apenas 5%. Só para ter ideia, a taxação para outros veículos era de 37%. Mas para isso, o CENA tinha de ser o mais espartano possível. Seu chassi tubular, por exemplo, era revestido por uma carroceria de fibra de vidro e motor bicilíndrico de iniciais 650 cm³.
O Gurgel BR-800 à venda mais novo do Brasil
Imagem: Reprodução/ Garagem da Jóia
Um dos “representantes fieis” desta importante fase de transição da história da indústria automobilística nacional é este lindo Gurgel BR-800 SL 1991 e que está à venda através da loja especializada em veículos raros em geral, Garagem da Joia.
Segundo o proprietário da empresa, Geraldo Fernandes Junior, o “Mano”, o minicarro da Gurgel nunca foi restaurado e mantém até os pneus originais de fábrica, incluindo o estepe.
“Só para você ter uma ideia, o nosso BR-800 SL ainda tem a pintura toda original de fábrica, sem retoques e os 14 mil km apontados no odômetro são originais. É um carro muito exclusivo, para colecionadores exigentes”, detalha.
Como convém a um carro popular, o interior do BR-800 SL é bem simples. Para ajudar na ventilação, somente os vidros das janelas de portas com sistema corrediço, lembrando que não há sistema de ventilação forçada. A simplicidade é complementada pelos vários botões de farol, farol alto, setas, limpador e lavador de para-brisas (não há alavanca tradicional e buzina). Os bancos de vinil, por sua vez, foram muito preservados, graças às capas de proteção vendidas na época como acessório.
Motor 0.8 “boxer” tem a mesma configuração do VW Fusca
Imagem: Reprodução / Garagem da Jóia
O propulsor é um Gurgel Enertron 0.8 de dois cilindros “boxer” (cilindros opostos horizontalmente) de 792 cm³ alimentado por um carburador. Aliás, esta configuração de cilindros deitados é a mesma do VW Fusca, que tem quatro cilindros. No caso do BR-800, junto à parceria do câmbio manual de quatro marchas, rende a potência de 32 cv. Nesse exemplar, ele funciona como um reloginho, sem oscilações ou trancos.
Por tudo isso, Mano da Garagem da Joia pede pelo seu Gurgel BR-800 SL a quantia de R$ 45 mil, o mesmo valor de duas motos Honda Biz 110i, ao preço de R$ 11.670, cada.
Imagem: Reprodução/ Garagem da Jóia
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