Guia do carro usado: Toyota Corolla

Ele virou uma referência entre os sedãs e é uma ótima pedida para quem considera a compra de um carro usado
Toyota Corolla 2013

Toyota Corolla 2013 | Imagem: Divulgação

Com uma reputação que muitos carros sonhariam em ter por aqui, o Toyota Corolla é quase uma unanimidade entre os consumidores brasileiros.

Hoje ele não só é um dos carros mais vendidos do Brasil, como lidera com folga o segmento de sedãs médios. Segundo nosso levantamento histórico, nos últimos 10 anos o Toyota Corolla soma 612.954 unidades vendidas, um número muito respeitável ainda mais considerando a faixa de preço que o Corolla atua.

Falando um pouco de sua história, o Toyota Corolla é um dos modelos mais longevos do mundo, com sua primeira geração lançada no Japão em 1966 para atender ao crescimento da demanda por carros de passeio no país-sede da Toyota.

Atualmente, 13 países produzem o sedã médio, que já atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de unidades comercializadas anualmente, em cerca de 150 países. Desde o início de sua fabricação, o Corolla soma mais de 44 milhões de unidades licenciadas em todo o mundo, marca que o coloca como o veículo mais vendido de todos os tempos. Outro feito muito relevante do sedã.

No Brasil, os primeiros Corolla desembarcaram de forma oficial em 1994 com a abertura do mercado para as importações. Com o crescente interesse dos consumidores brasileiros pelo sedã, a montadora iniciou a produção do Corolla em território nacional em 1998, na planta de Indaiatuba (SP), instalada especialmente para fabricar as primeiras versões do Corolla nacional. No ano em questão, quando a nacionalização começou, ele já estava em sua oitava geração.

Pontos fortes

O Toyota Corolla trouxe consigo a fama da mecânica robusta, ponto que ajudou a conquistar vários clientes por aqui. Aliado ao bom atendimento prestado por sua rede de concessionárias, o Corolla sempre foi um modelo com uma destacada taxa de retenção entre seus consumidores. Com isso, o Corolla tem alta liquidez no mercado de usados e sua desvalorização é mais comedida em relação à vários outros automóveis no mercado.

Além dos atributos técnicos, a geração atual do modelo no Brasil – a 11ª em toda a história do sedã – ainda entrega ótimo espaço interno para 5 passageiros, boa qualidade de montagem e acabamento, baixo nível de ruído e um rodar sólido e estável, com ênfase no conforto.

Ponto positivo também vai para as melhorias em segurança que a Toyota promoveu ao longo dos últimos anos no Corolla, trazendo para o modelo recursos como os 7 airbags e os controles de tração e estabilidade. Com isso, o Corolla é atualmente um dos carros mais seguros produzidos em nosso país.

O Corolla é um automóvel muito racional. Não tem qualquer pretenção esportiva ou de entregar uma dinâmica com ênfase na dirigibilidade, mas é um modelo excelente para proporcionar muito conforto, eficiência e segurança nos deslocamentos de maneira geral. Afinal, é isso o que grande parte dos consumidores esperam encontrar em um bom automóvel.

Pontos fracos

Talvez pela grande procura ou apenas uma questão de posicionamento, o custo-benefício não é lá muito favorável quando falamos de um Corolla ainda nas concessionárias.

Sua versão GLi, por exemplo, passa dos R$ 90 mil e não traz sequer central multimídia, equipamento muito desejado e que vários modelos bem mais baratos ofertam como item de série.

Quais versões devo comprar?

Se você procura um Toyota Corolla, é mais interessante optar pela versão intermediária XEi. Ela reúne alguns atributos muito desejados por clientes do segmento, como a motorização 2.0 16V e mais itens de conforto e segurança. Nela figuram a central multimídia, revestimento interno de couro, chave presencial, dentre outros. O Corolla XEi é o mais vendido na gama do modelo desde a 10ª geração, por isso conta com giro rápido no mercado.

Se você quer mais racionalidade e não faz tanta questão assim de equipamentos, o Corolla GLi pode ser uma escolha melhor, já que é um modelo com baixo consumo e seu desempenho está dentro da proposta do Corolla, atendendo o motorista com competência. Nessa configuração, o Corolla utiliza motor 1.8 16V flex, mas mantém o câmbio automático CVT.

Quais versões devo evitar?

Como vimos, o Toyota Corolla é um modelo com uma história muito grande portanto tome cuidado se você vai escolher uma unidade com mais de 5 anos de uso.

Como já abordamos em uma reportagem aqui no Autoo, veículos com idade acima desse período contam com um custo de propriedade duas vezes maior do que um automóvel que ainda pode ser considerado seminovo. O preço dos carros mais antigos pode ser convidativo, mas você poderá gastar muito mais com manutenção, logo é bom ficar atento (a).

Outra recomendação é que, a não ser que você faça muita questão do câmbio manual, em veículos da categoria e proposta do Toyota Corolla, quem “manda” é a transmissão automática. Portanto, dê preferência à caixa automática caso queira um modelo com mais liquidez na hora de revender. Além disso, ela lhe oferece muito mais conforto, sobretudo na cidade.

Toyota Corolla 2013

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