Guia do carro usado: Fiat Punto
Saiba qual versão você deve comprar, os pontos fortes e fracos do modelo
Tido como um dos primeiros “hatches compactos premium” de nosso mercado, posto que ocupava ao lado do Volkswagen Polo ainda em sua primeira geração como um concorrente direto, o Fiat Punto ficou pouco mais de 10 anos à venda no mercado brasileiro, começando sua carreira em agosto de 2007 e saindo de linha em janeiro do ano passado.
Como você pode conferir no levantamento histórico do Autoo em nossa seção Carros mais vendidos no Brasil, o Punto somou de 2008 até hoje exatas 271.429 unidades emplacadas. Já segundo a Fiat, a produção em toda vida do Punto nacional somou 290.698 carros.
Modelo com boa aceitação no mercado, o Punto registrou alguns picos de alta procura como, por exemplo, as 42.369 unidades vendidas em 2012, época em que o mercado como um todo vivia tempos gloriosos.
Pontos fortes
O Fiat Punto traz em especial três pontos em que merece muito destaque: a ótima ergonomia, o bom nível de acabamento e o comportamento dinâmico refinado que entregada.
Até mesmo o mote publicitário do Punto sempre fez questão de realçar que o hatch foi um modelo construído pensando em alegrar seu motorista. Os comandos bem posicionados e um volante com uma empunhadura ímpar – que até hoje serve como referência para muitos modelos – fizeram o Punto de destacar entre os consumidores que buscavam um modelo que entregasse algo a mais ao volante.
Por custar um pouco mais e deixar o papel de carro de entrada para modelos como o Uno ou o Palio, o Punto sempre ostentou um bom nível de acabamento para sua cabine. O acerto de suspensão, direção e freios também eram caracteríticas que cativavam quem assumisse o banco dianteiro esquerdo do modelo. Não foi por acaso que, a partir de 2009, o Fiat Punto ganhou a interessante versão esportiva T-Jet, com seu motor 1.4 turbo a gasolina de 152 cv.
Pontos fracos
Assim como alguns rivais de época como o Ford New Fiesta, talvez o principal problema do Fiat Punto fosse o espaço interno.
A cabine do hatch não era lá muito amigável com os passageiros no banco traseiro, porém o porta-malas de 280 litros estava na média do segmento.
Quais versões devo comprar?
Se você considera a compra de um Fiat Punto, vale a pena optar pelas unidades a partir da linha 2011. A grande questão é que a partir do ano/modelo em questão o Fiat Punto recebeu os motores 1.6 16V e 1.8 16V da família E.torQ, que trouxeram um desempenho bem melhor ao modelo bem como um consumo mais comedido.
Uma ótima pedida para o modelo é a versão Essence 1.6 16V. Ela oferece performance que se espera de um hatch compacto premium, o consumo é equilibrado e ela traz os principais equipamentos de conforto de série. Segundo dados da Fipe, uma unidade modelo 2015 da versão pode ser encontrada com preço na casa de R$ 40.000.
Quais versões devo evitar?
Evite as primeiras unidades do Fiat Punto das linhas 2008 até 2010 que contavam com os motores 1.4 e 1.8. O Punto 1.4 deve muito em desempenho, enquanto o motor 1.8 exagerava no consumo.
A opção esportiva T-Jet é muito interessante, porém é necessário ter muito cuidado com a procedência do veículo e também é importante realizar uma boa inspeção técnica e mecânica para verificar o estado geral do carro antes de fechar negócio.
Outro alerta diz respeito às opções com o câmbio automatizado Dualogic, que podia ser encontrado nas versões 1.6 16V e 1.8 16V. Ele pode ser a solução para quem não aguenta mais ter que lidar com o pedal da embreagem, mas saiba que são comuns alguns “soluços” a cada troca de marcha com a transmissão operando em Drive. Logo, é necessário você realizar um bom test-drive para ver se acostuma com o sistema. Ele não oferece a suavidade de uma transmissão automática tradicional com conversor de torque ou CVT, mas ao menos é uma opção barata.