Guia de compras: fevereiro 2017

Confira algumas sugestões de comprar por categoria que valem a pena
Nissan Versa 2017

Nissan Versa 2017 | Imagem: Divulgação

Escolher o próximo carro nem sempre é uma tarefa fácil em meio a tantas opções. É por isso que aqui no AUTOO nós procuramos trazer sempre as notícias de mercado mais relevantes e você também conta com a ajuda do nosso Guru dos Carros para uma orientação mais personalizada.

A partir deste mês, como já era hábito em nossa seção Guru dos Carros, vamos publicar um breve guia de compras com as melhores opções para você adquirir entre modelos novos separados por categoria. Em alguns casos até mais de um carro poderá ser apontado como a escolha mais interessante do momento. Ao fim, também vamos separar algumas oportunidades interessantes que estão no mercado.

Confira abaixo as recomendações para o mês de fevereiro de 2017:

Hatch compacto manual: já vamos começar nossa lista com duas indicações. Em primeiro lugar, apontamos o Volkswagen up! com o motor 1.0 TSI como a opção mais interessante para quem busca um hatch compacto manual pela excelente combinação entre baixo consumo e excelente desempenho dentro da categoria, superior até mesmo ao de alguns modelos 1.6. O up! TSI está nas lojas em versões que variam de R$ 50.123 (move up! TSI) até R$ 55.717 nas configurações speed up! TSI ou os “coloridos” black up! / white up! e red up! TSI. Outro modelo que vale a pena você considerar se procura um hatch compacto manual é o Peugeot 208 com o motor 1.2. Assim como o up! TSI, o ponto forte do Peugeot é a ótima economia de combustível. Uma pena que o 208 tende s sofrer uma desvalorização maior no mercado de usados.

Hatch compacto automático: se você está estressado no trânsito e cansado (a) de trocar as marchas nos congestionamentos, vale a pena investir um pouco mais na próxima compra e levar para casa um modelo com câmbio automático. O Toyota Etios X além de ser o hatch automático mais barato do mercado entrega um excelente conjunto, com bom espaço interno e rodar confortável. Nas lojas por R$ 50.890, só falta você colocar um rádio para ele ficar completo, algo que pode ser resolvido na própria concessionária para não colocar em risco a garantia de fábrica. Em sua versão mais cara, a Platinum de R$ 64.990, ele acrescenta equipamentos interessantes como uma completa central multimídia com câmera de ré e navegador, revestimento interno de couro, sensor de estacionamento, dentre outros.

Hatch médio: uma excelente opção dentro da categoria vai para o Volkswagen Golf com o mesmo motor 1.0 TSI do up! que recomendamos, porém aqui a potência sobe para 125 cv. O grande “problema” do Golf Comfortline 1.0 TSI é que ele é oferecido somente com câmbio manual de 6 marchas e todos sabemos que a grande parcela dos consumidores desse segmento opta por modelos automáticos. Se esse é o seu caso, aí vale a pena partir para um Chevrolet Cruze Sport6.

Sedã compacto manual: aqui uma boa opção de compra reside no Ford Ka+, em especial nas configurações SEL oferecidas com motor 1.0 (R$ 53.590) e 1.5 (R$ 57.890). O grande diferencial do Ka+ SEL reside na presença dos controles de estabilidade e tração de série, algo que nenhum concorrente oferece sequer como opcional. Por falarmos de um carro com proposta mais familiar, os itens mencionados representam um atributo muito importante para a segurança de todos a bordo do veículo.

Sedã compacto automático: como a Ford não oferece opção de câmbio automático para o Ka+, a indicação aqui vai para o Nissan Versa. Com a transmissão automática CVT, uma das mais eficientes do mercado e raramente encontrada nos modelos compactos, o modelo pode ser encontrado a partir de R$ 59.990 na versão SV CVT.

Sedã médio: uma categoria que recebeu excelentes novidades em 2016 e com grande relevância no mercado, a opção mais interessante no momento recai pelo Chevrolet Cruze em especial pelo custo-benefício. O Honda Civic em sua décima geração poderia figurar aqui graças ao seu excelente comportamento dinâmico, porém a fabricante exagera no preço praticado pelo modelo. Por R$ 91.790 você já leva para casa do Cruze com o eficiente motor 1.4 com turbo, injeção direta e start-stop. Se o orçamento estiver mais elástico, vale a pena investir na versão topo de linha do modelo, a LTZ com o pacote de opcionais R7F. Nessas condições, o Cruze é tabelado em R$ 111.890 e traz recursos interessantes como o assistente de estacionamento e os alertas para colisão e ponto cego nos retrovisores externos.

SUV compacto: a Nissan fez muito bem em antecipar a chegada às lojas, ainda importado do México, do Kicks SV Limited. Por R$ 84.900, onde está uma faixa bem concorrida dentro do segmento, o modelo se destaca pelo bom pacote de itens de série e um conjunto mecânico mais eficiente do que rivais diretos como o Hyundai Creta com motor 1.6 e transmissão automática, o qual tem preço no mesmo patamar do rival. Já na comparação com o líder Honda HR-V, o Kicks SV Limited é bem mais equipado do que a versão LX CVT no caso do Honda.

SUV médio: o sucesso comercial do Jeep Compass não veio por acaso. Ele entrega um conjunto bem mais interessante que o Jeep Renegade, em especial pelo bom espaço interno e volume disponível no porta-malas. Seu custo-benefício em todas as versões, que compreende um intervalo de R$ 100.000 a pouco mais de R$ 150.000, é muito bom e supera os rivais diretos. Só fique atento (a) para o consumo das versões 2.0 flex, que é um pouco elevado devido ao porte do modelo.

SUV grande/luxo: aqui não há escolha mais interessante do que o Volvo XC90. Com o projeto mais recente e avançado dentro da categoria ele tem como pontos fortes o interior confortável e sofisticado, bem como conjuntos mecânicos muito eficientes. Os preços variam entre R$ 346.900 até R$ 419.950 com motorização a diesel.

Picape para uso comercial: apesar do sucesso e tradição da Fiat Strada na categoria em questão, vale a pena você considera a compra da Volkswagen Saveiro na versão Robust. Tabelada em R$ 46.205, seus atributos residem no confiável motor 1.6 e no câmbio manual de 5 marchas com seus engates suaves e precisos.

Picape compacta-média: aqui a presença da Fiat Toro é inegável. Se você gosta do estilo das picapes ou precisa de caçamba para levar objetos volumosos por aqui, a Toro é a opção mais indicada. A configuração Freedom com motor 2.4, tabelada em R$ 98.730, é uma boa opção. Caso você precise de tração 4x4 aí terá que partir para a topo de linha Volcano de R$ 127.040.

Picape média: a Ford talvez é a marca que ofereça a opção mais interessante entre as picapes médias hoje no mercado. No caso estamos falando da Ranger na configuração XLS. Por R$ 152.290 ela entrega tudo o que o consumidor desse segmento quer em uma picape média, no caso cabine dupla, motor a diesel, tração 4x4 e câmbio automático. Além disso, destaque também para os 7 airbags e os controles de tração e estabilidade que são de série nessa configuração.

Familiar: dentre os modelos para uso famíliar, o Honda Fit, como sempre, desponta como uma excelente opção. O interior é espaçoso e versátil, bem como o sistema modular de rebatimento de bancos torna o modelo muito amigável para quem precisa levar a família com conforto. Já aqueles que querem um pouco mais de luxo, o Citroën C4 Picasso, já avaliado por nós, é outro produto que vale a pena ser considerado.

Nissan Versa 2017

Nissan Versa 2017

Nissan Kicks SV Limited

Nissan Kicks SV Limited

Ford Ranger XLS 2.2 diesel

Ford Ranger XLS 2.2 diesel

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis