Reflexos da guerra: preços da Lada disparam e fabricantes cogitam sair da Rússia
Esse é apenas um dos impactos que o conflito tem causado no mercado automotivo russo, já que diversas marcas suspenderam as entregas no país
A guerra na Ucrânia tem causado inúmeros problemas em todo o planeta. Além das inúmeras vidas perdidas no conflito, diversas pessoas estão tendo que deixar o país, a temperatura da geopolítica aumentou e o preço do petróleo disparou no planeta, o que pode impactar no preço da gasolina.
Porém, o preço do combustível não é o único fator que tem afetado o setor automotivo. O mercado de automóveis da Rússia também tem sido duramente atingido, já que o momento é de absoluta incerteza. Nos últimos dias, diversas fabricantes anunciaram a suspensão das entregas de carros para a Rússia, por conta dos problemas de logística e da desvalorização do rublo.
Só que até mesmo a produção local de veículos da Rússia está enfrentando dificuldades, pelos mesmos motivos que fizeram outras marcas não atenderem pedidos de importação de automóveis ao país.
Lada
A AvtoVAZ, empresa controlada pelo Grupo Renault e responsável por produzir os modelos da Lada, tem enfrentado dificuldades para fabricar seus modelos por conta do desabastecimento de alguns componentes. Para piorar a situação, o grupo automotivo tem aumentado continuamente o preço de seus carros, tornando o cenário ainda pior.
Segundo o site russo Kolesa, o Lada Largus sofreu um aumento de 247 mil rublos, valor que equivale a cerca de R$ 12 mil. E isso desde que começou o conflito da Rússia com a Ucrânia, que completa uma semana.
Outra preocupação é o rumor de que diversas fabricantes estrangeiras planejam encerrar suas operações na Rússia. Até o momento não há nada oficial por parte das marcas, mas Volvo, Mitsubishi e General Motors são apontadas como as possíveis desistentes do país.
Resta saber qual será o rumo desse confronto e quais serão os impactos causados em todo o planeta.