Guardado a sete chaves: Fusca 1980 quase 0 km está à venda por R$ 165 mil

Exemplar tem só 5 mil km marcados no hodômetro e "foi resgatado a tempo" da maresia
VW Fusca 1300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980 | Imagem: Reprodução/ Garagem Brasil Antigos

O Volkswagen Fusca, sem sombra de dúvidas, é o carro mais amado do mundo e uma destas demonstrações está justamente na preservação de sua história a ponto de seus donos preservarem alguns exemplares por anos, contribuindo com o legado do modelo. Neste sentido, um exemplo vem de uma família de Serra (ES), que adquiriu um exemplar 0 km em 1980 e pouco o usou até colocá-lo à venda recentemente.

VEJA TAMBÉM:

Sedan (o nome Fusca passou a ser usado só a partir de 1983) 1300 L na cor bege Ipanema, segundo Sizenando Coutinho Braga, da Garagem Brasil Antigos, possui só 5 mil km originais. Outros detalhes que chamam a atenção são os plásticos dos bancos e adesivos da extinta loja autorizada Guarave, de Guarapari, cidade litorânea do estado do Espírito Santo.

Diferente da versão de entrada, a L contava com alguns “luxos” como o melhor acabamento, além de revestimento acústico aprimorado. Externamente, a diferença principal vinha do par de lanternas maiores e redondas.  

Interior bem simples, mas todo original

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980
Volkswagen Fusca 1.300 L 1980: exemplar com 44 anos está como novo por dentro
Imagem: Reprodução / Garagem Brasil Antigos

O motor boxer, de quatro cilindros, refrigerado a ar, de 1.285 cm³ é movido a gasolina e alimentado por um carburador simples que entrega 46 cv de potência enquanto que o torque declarado é de 9,1 kgfm, com a ajuda de um câmbio manual, de quatro marchas. 

“Foi um verdadeiro achado, muito raro de se encontrar e que foi muito bem preservado, já que era do litoral, e, assim que foi retirado 0 km, foi levado imediatamente para a região de montanha do Estado, bem longe da maresia para proteger da ferrugem”, relata Braga.

Ainda segundo o empresário, a descoberta do Fusca 1980 foi feita por intermédio de um amigo colecionador e que graças a esta ponte, o lindo Fusca acabou parando na coleção da Garagem Brasil Antigos. 

O anúncio deixa claro que é 100% original e sem restauro com certificado de originalidade e placas pretas. Outro cuidado está na documentação, notas fiscais e manuais e chaveiro da antiga concessionária.

Por toda a dedicação e preservação de um autêntico representante da cultura do carro popular, hoje está cada vez mais difícil de ser encontrado um nas mesmas condições como este. Por tudo isso, o preço que a loja pede é de R$ 165 mil. 

O Fusca no Brasil

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)
Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)
Imagem: Divulgação

Em 1950 vieram os primeiros VWs importados ao Brasil, tendo como clientes personalidades como o colecionador e empresário Eduardo Andrea Matarazzo - filho do conde Francisco Matarazzo Júnior. Nos primeiros três anos, o carro foi um sucesso. Em 1953, a Volkswagen alugou um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para começar a produzir as primeiras unidades.

Quatro anos depois, era inaugurada a fábrica Anchieta, localizada nas margens da rodovia de mesmo nome na cidade de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, e, em 1959, o primeiro “Fusca” nacional chegava para ser comercializado durando até o ano de 1986 sem praticamente nenhuma reestilização marcante ao longo deste período.

1993: a volta do Fusca

Volkswagen Fusca 1985
Volkswagen Fusca 1993 com catalisador bancos e volante do Gol 1000 e para-choques pintados
Imagem: Divulgação

Numa tentativa de reaver o conceito dos automóveis populares de mais cilindrada, no ano de 1993 o então presidente da república Itamar Franco fez uma sugestão à fábrica da VW para que voltasse um dos veículos mais queridos do brasileiro, o famoso Fusca.

Produzido entre os anos de 1993 e meados de 1996, o Fusquinha - como era chamado carinhosamente - recebeu o apelido “Itamar” em homenagem ao executivo.  Confira abaixo o comercial na TV que marcou o relançamento do Fusca no Brasil.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

 

 

 

 

 

VW Fusca 1300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

Volkswagen Fusca 1985

Volkswagen Fusca 1985

VW Fusca 1300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

VW Fusca 1300 L 1980

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)

Volkswagen Fusca no acervo de clássicos na fábrica da marca alemã, em São Bernardo do Campo (SP)

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

Volkswagen Fusca 1.300 L 1980

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise