Rússia pode autorizar produção de veículos mais poluentes por falta de recursos

Medida foi tomada por conta das sanções impostas ao país; Stellantis decide suspender operações no país
Detalha da fábrica do Grupo Volkswagen na cidade de Kaluga, Rússia

Detalha da fábrica do Grupo Volkswagen na cidade de Kaluga, Rússia | Imagem: Divulgação

O grupo Stellantis comunicou na última terça-feira (19) que suspendeu a produção de suas fábricas localizadas na Rússia. De acordo com a empresa, a decisão foi necessária por conta do aumento diário de sanções contra o país. Dessa forma, o conglomerado de marcas diz que pretende proteger seus funcionários, além de cumprir com todas as sanções.

A decisão da Stellantis é semelhante a de diversas outras marcas, que já haviam suspendido a produção na Rússia desde que começou o conflito com a Ucrânia. Volkswagen, Toyota e Mercedes-Benz foram algumas das empresas que já haviam paralizado as linhas de produção.

Carros mais poluentes

Com cada vez mais fábricas sendo paralisadas e com a escassez de peças já atingindo a Rússia, uma medida extrema pode ser tomada pelo país.

Segundo noticia o site local Kommersant, existe a possibilidade de que seja autorizada a produção de modelos mais poluentes no país, com motores da classe Euro 0, cujos níveis de poluição são equivalentes aos dos anos 1990.

Isso seria necessário pois não há o fornecimento de unidades de controle eletrônico, que auxiliam na redução da poluição dos veículos. No entanto, as autoridades russas não suspenderiam outros recursos que reduzem a poluição, como o catalisador.

Por enquanto, a decisão ainda não foi oficializada, mas isso pode acontecer nos próximos dias.

Vale lembrar, como noticiamos anteriormente, que fabricantes russas também consideram retirar de alguns modelos recursos como ABS, airbags e os controles de tração e estabilidade por conta das sanções impostas ao país. 

Detalhe da fábrica da Lada em Izhevsk
Fábrica da Lada na cidade de Izhevsk
Imagem: Divulgação