GRMN Yaris: de tão disputado, Toyota precisará de loteria para vender o hatch
Apenas 500 unidades da versão extrema da nova geração do Yaris serão oferecidas no Japão
Quando foi apresentado no começo de 2020, o Toyota GR Yaris comercializado no Japão impressionou por suas credenciais técnicas.
Talvez ainda não satisfeita com o resultado, a marca voltou a surpreender nesta sexta-feira (14) com um opção ainda mais extrema para o hatch.
Trata-se do inédito GRMN Yaris, que traz para um automóvel de passeio tudo o que a Toyota Gazoo Racing, braço esportivo da fabricante, é capaz de entregar em um projeto.
Começando pela mecânica básica, o GRMN Yaris é movido pelo 1.6 turbo com 3 cilindros calibrado para entregar nada menos do que 272 cv e 39,8 kgfm de torque. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão manual esportiva de 6 marchas e o hatch ainda conta com tração integral.
Mas é a lista de personalização do GRMN Yaris que o torna ainda mais especial, motivo pelo qual a Toyota precisou elaborar, pasmem, uma loteria para selecionar quem conseguirá comprar uma das 500 unidades do esportivo, todas produzidas e comercializadas no Japão a partir do segundo semestre deste ano.
Em linhas gerais, na comparação com o GR Yaris, a Toyota aprimorou a rigidez da carroceria, a largura total foi aumentada em 10 mm para melhorar a aerodinâmica e a altura geral foi reduzida em 10 mm, resultando em um centro de gravidade mais baixo.
Além disso, o GRMN Yaris conta com fibra de carbono de alta rigidez (twill weave CFRP) para a fabricação do capô, teto e spoiler traseiro. Junto com a remoção da segunda fileira de assentos, o peso total do GRMN Yaris foi aliviado em 20 kg sobre o registrado pelo GR Yaris, o qual precisava de apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
O tempo, por conta das alterações, deverá ser ainda menor no GRMN Yaris, bem como a velocidade máxima pode superar os 230 km/h declarado pela Toyota para o hatch que serve de base ao novo projeto.
Quem, literalmente, vencer na loteria para comprar o hot hatch poderá ainda usufruir de dois serviços de pós-venda oferecidos pela Toyota no Japão.
O primeiro deles, chamado de “Programa de Atualização”, aplica melhorias no motor, sistema de direção e suspensão.
Já o “Programa de Personalização” contempla uma análise de dados de como o motorista conduz o hatch e os locais em que ele será utilizado, como circuitos, por exemplo, podendo realizar um ajuste personalizado do carro para o condutor, incluindo até alterações nos softwares de controle dos diversos sistemas do hatch. A ideia, segundo a Toyota, é que o carro torne-se um “parceiro” do motorista, “movendo-se tão naturalmente quanto suas mãos e pés”.
Se tudo isso não bastar, a Toyota Gazoo Racing preparou alguns pacotes adicionais para o GRMN Yaris.
O “Circuit Package” adiciona ao hatch rodas de liga leve aro 18” especialmente criadas para o GRMN Yaris acompanhadas por um sistema de freios mais robusto, amortecedores Bilstein com carga ajustável, spoiler traseiro de fibra de carbono, entre outros itens.
Já o “Rally Package” prepara o GRMN Yaris para rodar em vias não pavimentadas, no estilo dos ralis de velocidade.
Em uma conversão direta, o preço-base do GRMN Yaris no Japão será o equivalente a pouco mais de R$ 353 mil.
Para quem quer ainda mais exclusividade, a Toyota Gazoo Racing acrescenta que, dentro do volume total de unidades do GRMN Yaris, apenas 50 exemplares serão produzidos com a cor externa Matte Steel. Os carros em questão já serão equipados com o “Circuit Package”, o que eleva o preço para cerca de R$ 410 mil. Gostou? O cadastro para a loteria já está liberado...