Great Wall inicia seu ''plano de eletromobilidade'' para o Brasil
Primeira rede com 100 pontos de recarga será instalada inicialmente no estado de São Paulo
Como sua gama será composta exclusivamente por modelos eletrificados, sejam eles híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos, a Great Wall Motor Brasil (GWM Brasil) começa a investir na criação da infraestrutura local para ajudar na difusão dos seus futuros veículos no país.
Em cerimônia oficial, que contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria, a GWM Brasil anunciou, na última quarta-feira (16), a implantação de uma rede de recarga com 100 pontos espalhados pelo estado até o fim de 2023.
De acordo com a fabricante, os equipamentos de recarga serão montados principalmente nos pontos de venda e serviços da GWM, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante
A futura rede de recarga da GWM será alimentada preferencialmente com energia limpa, na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas, detalha a empresa.
Segunda fase
Em uma segunda fase do projeto, a GWM prevê a inauguração de eletropostos nos demais estados do país nos próximos anos. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta.
O "plano de eletromobilidade" da GWM para o Brasil, como foi chamado, também prevê a formação de uma rede de parceiros, fornecedores e startups que ajudarão a desenvolver o ecossistema de eletrificação no Brasil.
A iniciativa também deverá contemplar a instalação de estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.
Modelos
A GWM confirmou que vai oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 quilômetros. Esse modelo ainda é capaz de efetuar a recarga de 80% da sua bateria em apenas 30 minutos.
Os demais veículos com motorização híbrida da GWM terão opções de configuração que variam de 230 a 430 cv de potência e de 41,8 a 77,7 kgfm de torque. Alguns deles, de acordo com a fabricante, serão capazes de entregar uma aceleração de 0 a 100 km/h entre 4,8 e 7,2 segundos, com médias de consumo de combustível entre 75 km/l e impressionantes 208 km/l no uso combinado dos motores elétrico e a combustão.
Como já anunciado, todos os modelos produzidos pela a GWM no Brasil por meio de suas marcas Haval, Tank e Poer terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de reconhecimento facial do motorista, atualização de sistemas e softwares pela nuvem e uso do comando por voz para controlar diversas funções do veículo. Os veículos também estarão prontos para suportar o recursos de conectividade 5G.