Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Great Wall registra patente de picape maior que a Hilux no Brasil

Modelo da marca Poer surgiu em imagens não oficiais na China em dezembro e poderia ser o veículo inédito prometido para sua estreia nacional

Com planos ambiciosos anunciados no final de janeiro, a montadora chinesa Great Wall só deve estrear no Brasil no segundo semestre de 2023, mas talvez um pouco do que ela prepara para os consumidores nacionais tenha sido revelado por patentes registradas no INPI.

A fabricante acaba de obter aos registros de patentes de duas versões de uma picape média inédita mesmo na China. Parte do portfólio da marca Poer, especializada no segmento, a caminhonete lembra os modelos já vendidos por ela, mas é maior, segundo informações que circulam na mídia chinesa.

Em dezembro, imagens de um dos modelos registrados no Brasil foram divulgadas por sites revelando uma picape com dimensões bastante generosas. Segundo o que parece ser um folheto oficial, o novo modelo, que em sua versão off-road exibe uma imensa grade e itens acessórios como santantonio e snorkel, teria quase 5,5 metros de comprimento, 1,96 m de largura e entreeixos de 3,35 metros.

As duas versões registradas pela Great Wall de sua nova picape
As duas versões registradas pela Great Wall de sua nova picape
Imagem: Reprodução/INPI

Se confirmadas, essas dimensões fariam da picape da Great Wall um veículo maior que a Hilux, mas mais compacto que a RAM 1500, por exemplo. A motorização chinesa é fornecida por um propulsor turbo de 2 litros a gasolina de 224 cv de potência - a transmissão seria automática de 8 velocidades.

A outra versão registrada possui uma grade com elementos internos diferentes, para-choque com desenho exclusivo e rodas com caráter urbano, assim como carenagens na caçamba, indicando uma opção mais sofisticada da picape.

A nova picape da marca se encaixa na descrição sobre o primeiro modelo que a Great Wall produzirá na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Durante a apresentação à imprensa em 27 de janeiro, a montadora afirmou que o veículo de estreia no Brasil será um integrante da “próxima geração de modelos globais, que ainda não foi apresentada em nenhum mercado do mundo e já está sendo desenvolvida levando em consideração as exigências da realidade dos consumidores brasileiros”.

Embora lembre a picape Poer vendida em vários mercados, o novo modelo parece maior
Embora lembre a picape Poer vendida em vários mercados, o novo modelo parece maior
Imagem: Reprodução/Pikache.com.cn

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024