Great Wall Motors deve chegar ao Brasil já produzindo SUVs
Segundo jornal, fabricante chinesa adquiriu fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP)
Notícia relevante, apesar de ainda não confirmada, foi apurada por Marcelo Ninio em seu blog no jornal O Globo.
Segundo ele, a chinesa Great Wall Motors adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), pavimentando o caminho para que a montadora passe a operar no Brasil.
Procurada pelo AUTOO, a Mercedes-Benz declarou apenas que “não comenta especulações”.
De acordo com o blog, a negociação entre as partes foi concretizada há cerca de duas semanas e a intenção da Great Wall Motors seria produzir automóveis de passeio no Brasil.
Outros detalhes, como o preço e condições da negociação, não foram conhecidos até o momento.
Se as duas empresas oficializarem a aquisição, será um desfecho interessante para a unidade da Mercedes-Benz no interior paulista, que deixou de montar o Classe C e o GLA no fim de 2020.
Quem é a Great Wall Motors?
A Great Wall Motors ocupa o posto de maior fabricante automotiva privada da China.
A empresa começou a exportar seus modelos em 1998, concentrando um portóflio de SUVs e picapes.
Hoje a Great Wall Motors atua em mais de 60 países, com presença na Rússia, África, Austrália, Américas Central e do Sul, Sul da Ásia, Oriente Médio.
Em 2018, a Great Wall Motors e a BMW estabeleceram a Spotlight Automotive, joint venture na China com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e veículos.
Marcas e modelos
Na China e nos diferentes países onde atua, a Great Wall Motors opera por meio de quatro marcas que integram a companhia.
Uma das mais internacionalizadas é a Haval, focada em SUVs. O portfólio atual da marca contempla entre seus produtos mais recentes o SUV compacto H6, já em sua terceira geração, o Jolion, também de porte equivalente, além do F7 e do H9, este um modelo de maior porte e com caráter off-road.
Entre as outras marcas figuram a Ora, focada em automóveis elétricos, a Great Wall Motors Pickup, como o próprio nome diz responsável por veículos comerciais, e a Wey, marca de luxo do conglomerado que faz uma referência à Jack Wey, fundador da Great Wall Motors.
Com isso, faria mais sentido para a empresa apostar em uma eventual fabricação no Brasil dos produtos da Haval ou da linha de picapes da Great Wall, como é o caso da Poer, modelo de médio porte comercializado inclusive na Austrália e Nova Zelândia.
A Great Wall Poer, inclusive, foi escolhida como o utilitário do ano pela revista Autocar New Zealand.