Grana curta? Então veja o Ford Fiesta e 4 outros bons carros usados até R$ 20 mil

Além do popular da Ford, tem outros hatches que são baratos e muito econômicos
Ford Fiesta

Ford Fiesta | Imagem: Divulgação

Você quer comprar o primeiro carro usado para seu filho ou filha que acabou de tirar a carta ou quer um veículo econômico para usar no rodízio? Então, a saída são os hatches populares, como o Ford Fiesta 1.6, que custam até R$ 20 mil e podem ajudar a economizar combustível. Este modelo da marca norte-americana, por exemplo, faz até 16 km/l na estrada rodando com gasolina, de acordo com dados do Inmetro

VEJA TAMBÉM:

Além dele existem outras opções de modelos que não passam de R$ 20 mil no mercado de usados. Mas é bom verifcar bem o estado geral do carro e conseguir um laudo cautelar. Algumas destas opções já passaram de 20 anos e podem ficar isentas de IPVA, dependendo o estado do Brasil em que estiver registrado o veículo.

 

1- VW Gol 1.0 Ecomotion

Volkswagen Gol Economy
VW Gol é um carro bem simples, geralmente sem ar-condicionado e qualquer outro item de conforto
Imagem: Divulgação

Com até R$ 20 mil na carteira, é possível comprar uma das versões mais econômicas de toda a trajetória do Volkswagen Gol: a Ecomotion. Lançada em 2010 com duas ou quatro portas, ela foi produzida a partir da quarta geração do hatch, e em relação às demais opções, vinha com diferencial alongado em 6,8%, pneus de baixa resistência ao rolamento e indicador digital de consumo no painel.

O motor 1.0 de quatro cilindros produz 71 cv com gasolina e 68 com etanol, e ficou 10% mais econômico na Ecomotion. Com isso, o hatch consome 8,4 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina) na cidade e 9,8 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina) na estrada. 

 

2- Fiat Palio 1.0 Flex Economy

Fiat Palio Economy
Fiat Palio Economy: tem o antiquado motor Fire e um conjunto frágil, mas gasta pouco combustível
Imagem: Divulgação

Seguindo a receita do Mille Economy, a Fiat resolveu lançar o Palio Economy e o sucesso foi imediato, pois é uma das opções com melhor economia e preço baixo. Foi disponibilizada a partir de 2009 com duas ou quatro portas e vinha com painel com econômetro, novas calibrações no motor e pistões e coletor de admissão renovados.

Com isso, o 1.0 Fire Flex, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies, trouxe aumento de potência, torque e maior economia de combustível, 9% mais econômico: 8 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina) na cidade e na estrada 10,1 km/l (etanol) e 15,4 km/l (gasolina). Com 100% de gasolina, a potência é de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm; utilizando 100% de etanol, sua potência é de 75 cv, e o torque de 9,9 kgm. 

 

3- Renault Sandero 1.0 16V Hi-Flex

Renault Sandero
Renault Sandero da primeira geração é barulhento,mas conta com bom espaço interno e gasta pouco
Imagem: Divulgação

Quem precisa de mais espaço interno e porta-malas bem generoso (320 litros), encontra no Renault Sandero uma salvação, graças a plataforma Dacia B0, a qual provém também o sedã Logan. Além desse ponto muito elogiado entre os donos, o hatch ainda traz muita economia e revisões com preço tabelado. 

O motor mais econômico do Sandero de 2007, ano em que foi lançado e que pode ser encontrado por até R$ 20 mil, é o 1.0 16V de quatro cilindros de 77/76 cv que rende até 8 km/l (etanol) e 12,1 km/l (gasolina) na cidade e 8,8 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina) na estrada.   

 

4- Chevrolet Celta 1.0 Flexpower

Chevrolet Celta
Chevrolet Celta: falta espaço e o mínimo de conforto, mas consegue ser um carro econômico
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Celta nasceu como uma proposta de carro popular mais acessível em relação ao Corsa. Para baratear o seu custo no projeto, a GM aproveitou a mesma base e motor 1.0 de quatro cilindros de 60 cv do Corsa B, que estreou por aqui em 1994. Bem mais despojado que o Corsa, até o interruptor da buzina era na chave da seta, só para sustentar o custo do projeto.

A partir de 2002, o hatch passou a ser oferecido com quatro portas e em 2005 ganhou motor 1.0 Flexpower de 70 cv na gasolina e etanol e torque de 9 kgfm (etanol) e 8,8 kgfm (gasolina). O consumo é de 7,6 km/l (etanol) e 10,7 km/l (gasolina) na cidade e 8,7 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) na estrada.

 

5- Ford Fiesta 1.6 MPI Flex

Ford Fiesta
Ford Fiesta tem boa agilidade, com economia de combustível, mas o acabamento podia ter mais capricho
Imagem: Divulgação

Fruto do projeto Amazon, a segunda geração do Ford Fiesta trouxe mais espaço e facilidade de acesso, já que a partir dela, passou somente a ser oferecida com quatro portas, ao contrário do modelo estrangeiro que havia a opção da configuração duas portas.

Por aqui, o modelo era feito na planta da Ford em Camaçari e lançado em 2002 com três opções de motorização, duas a gasolina e uma flex: 1.0 de 66 cv, 1.0 Supercharger de 95 cv e 1.6 de 98 cv que a partir de 2004 passou a ser flex (111 cv/105 cv). Essa faz 6,4 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina) na cidade e 8,1 km/l (cidade) e 12,9 km/l (gasolina) na estrada.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Chevrolet Celta

Chevrolet Celta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Volkswagen Gol Economy

Volkswagen Gol Economy

Fiat Palio Economy

Fiat Palio Economy

Renault Sandero

Renault Sandero

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.