Grana curta? Então veja o Ford Fiesta e 4 outros bons carros usados até R$ 20 mil

Além do popular da Ford, tem outros hatches que são baratos e muito econômicos
Ford Fiesta

Ford Fiesta | Imagem: Divulgação

Você quer comprar o primeiro carro usado para seu filho ou filha que acabou de tirar a carta ou quer um veículo econômico para usar no rodízio? Então, a saída são os hatches populares, como o Ford Fiesta 1.6, que custam até R$ 20 mil e podem ajudar a economizar combustível. Este modelo da marca norte-americana, por exemplo, faz até 16 km/l na estrada rodando com gasolina, de acordo com dados do Inmetro

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Além dele existem outras opções de modelos que não passam de R$ 20 mil no mercado de usados. Mas é bom verifcar bem o estado geral do carro e conseguir um laudo cautelar. Algumas destas opções já passaram de 20 anos e podem ficar isentas de IPVA, dependendo o estado do Brasil em que estiver registrado o veículo.

 

1- VW Gol 1.0 Ecomotion

Volkswagen Gol Economy
VW Gol é um carro bem simples, geralmente sem ar-condicionado e qualquer outro item de conforto
Imagem: Divulgação

Com até R$ 20 mil na carteira, é possível comprar uma das versões mais econômicas de toda a trajetória do Volkswagen Gol: a Ecomotion. Lançada em 2010 com duas ou quatro portas, ela foi produzida a partir da quarta geração do hatch, e em relação às demais opções, vinha com diferencial alongado em 6,8%, pneus de baixa resistência ao rolamento e indicador digital de consumo no painel.

O motor 1.0 de quatro cilindros produz 71 cv com gasolina e 68 com etanol, e ficou 10% mais econômico na Ecomotion. Com isso, o hatch consome 8,4 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina) na cidade e 9,8 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina) na estrada. 

 

2- Fiat Palio 1.0 Flex Economy

Fiat Palio Economy
Fiat Palio Economy: tem o antiquado motor Fire e um conjunto frágil, mas gasta pouco combustível
Imagem: Divulgação

Seguindo a receita do Mille Economy, a Fiat resolveu lançar o Palio Economy e o sucesso foi imediato, pois é uma das opções com melhor economia e preço baixo. Foi disponibilizada a partir de 2009 com duas ou quatro portas e vinha com painel com econômetro, novas calibrações no motor e pistões e coletor de admissão renovados.

Com isso, o 1.0 Fire Flex, desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies, trouxe aumento de potência, torque e maior economia de combustível, 9% mais econômico: 8 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina) na cidade e na estrada 10,1 km/l (etanol) e 15,4 km/l (gasolina). Com 100% de gasolina, a potência é de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm; utilizando 100% de etanol, sua potência é de 75 cv, e o torque de 9,9 kgm. 

 

3- Renault Sandero 1.0 16V Hi-Flex

Renault Sandero
Renault Sandero da primeira geração é barulhento,mas conta com bom espaço interno e gasta pouco
Imagem: Divulgação

Quem precisa de mais espaço interno e porta-malas bem generoso (320 litros), encontra no Renault Sandero uma salvação, graças a plataforma Dacia B0, a qual provém também o sedã Logan. Além desse ponto muito elogiado entre os donos, o hatch ainda traz muita economia e revisões com preço tabelado. 

O motor mais econômico do Sandero de 2007, ano em que foi lançado e que pode ser encontrado por até R$ 20 mil, é o 1.0 16V de quatro cilindros de 77/76 cv que rende até 8 km/l (etanol) e 12,1 km/l (gasolina) na cidade e 8,8 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina) na estrada.   

 

4- Chevrolet Celta 1.0 Flexpower

Chevrolet Celta
Chevrolet Celta: falta espaço e o mínimo de conforto, mas consegue ser um carro econômico
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Celta nasceu como uma proposta de carro popular mais acessível em relação ao Corsa. Para baratear o seu custo no projeto, a GM aproveitou a mesma base e motor 1.0 de quatro cilindros de 60 cv do Corsa B, que estreou por aqui em 1994. Bem mais despojado que o Corsa, até o interruptor da buzina era na chave da seta, só para sustentar o custo do projeto.

A partir de 2002, o hatch passou a ser oferecido com quatro portas e em 2005 ganhou motor 1.0 Flexpower de 70 cv na gasolina e etanol e torque de 9 kgfm (etanol) e 8,8 kgfm (gasolina). O consumo é de 7,6 km/l (etanol) e 10,7 km/l (gasolina) na cidade e 8,7 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) na estrada.

 

5- Ford Fiesta 1.6 MPI Flex

Ford Fiesta
Ford Fiesta tem boa agilidade, com economia de combustível, mas o acabamento podia ter mais capricho
Imagem: Divulgação

Fruto do projeto Amazon, a segunda geração do Ford Fiesta trouxe mais espaço e facilidade de acesso, já que a partir dela, passou somente a ser oferecida com quatro portas, ao contrário do modelo estrangeiro que havia a opção da configuração duas portas.

Por aqui, o modelo era feito na planta da Ford em Camaçari e lançado em 2002 com três opções de motorização, duas a gasolina e uma flex: 1.0 de 66 cv, 1.0 Supercharger de 95 cv e 1.6 de 98 cv que a partir de 2004 passou a ser flex (111 cv/105 cv). Essa faz 6,4 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina) na cidade e 8,1 km/l (cidade) e 12,9 km/l (gasolina) na estrada.

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Chevrolet Celta

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Fiat Palio Economy

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Renault Sandero

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Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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