Gol Rallye e Lifan X60 estão entre os destaques da semana

Além dos lançamentos, a segurança dos carros nacionais foi questionada pela mídia internacional, que os julgou comprovadamente letais

Semana teve estreias e polêmicas | Imagem: divulgação

Esta semana que passou foi das mais agitadas na área dos automóveis no Brasil e no mundo. Nesse período o mercado brasileiro ganhou mais três novos produtos, que atingem principalmente as camadas de acesso. A Volkswagen reeditou a versão Rallye para o Gol e lançou a nova opção Track, com visual esportivo “leve”, ambos já avaliados pelo AUTOO e disponíveis nas lojas da marca no País.

O outro modelo estreante é o Lifan X60, produto da marca chinesa que é montado no Uruguai chega repleto de itens de série e o preço convidativo de R$ 52.777. O pacote agrada, mas a qualidade...

A Associated Press desceu o “sarrafo” nos carros fabricados no Brasil, em especial os modelos populares. Segundo reportagem da AP, os automóveis nacionais são “comprovadamente letais”. A agência se baseou nos crash-tests do Latin NCAP, nos quais alguns modelos à venda no País, como Renault Sandero e JAC J3, tiveram péssimos resultados. Chevrolet Celta, Ford Ka e Fiat Uno também não foram nada bem nos ensaios de colisão, com notas muito abaixo da média ideal.

A Anfavea, a associação que reúne as montadoras instaladas no Brasil, não gostou da reportagem e rebateu os argumentos da AP. Segundo a instituição, a AP errou ao relacionar o número de vítimas no trânsito brasileiro com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no País. Luis Moan, presidente do grupo, ainda afirmou que a segurança dos carros brasileiros é superior a de modelos fabricados em qualquer outro lugar. Será mesmo?

Agitação francesa

O Grupo PSA Peugeot-Citroën apareceu em duas frentes nesta semana. A Peugeot apresentou na Europa a nova geração do hatch médio 308, que mudou totalmente, em visual e conteúdo, comparado ao modelo atual à venda no Brasil. A intenção da marca do leão é aproximar seu produto do VW Golf VIII, que hoje domina a categoria com folgas no Velho Continente.

Já a Citroën do Brasil anunciou que no segundo semestre deste ano vai lançar o C4 Lounge, o novo sedã que vem para substituir o veterano C4 Pallas, que já saiu de linha e vem sendo oferecido em promoções para queima de estoque. O novo modelo tem a missão de tirar a marca dos chevrons do ostracismo na categoria onde já figurou entre os ponteiros.

Boca no trombone!

A matéria mais acessada no AUTOO nesta semana foi o especial As marcas de carros que mais dão dor de cabeça ao brasileiro. O levantamento baseado nos dados do site Reclame Aqui mostrou que as chinesas JAC Motors e Chery são as marcas que mais têm reclamações por carro vendido, enquanto as melhores qualificadas foram Fiat e Toyota. Vale a pena conferir, principalmente quem está em busca de um novo carro.

O insistente, o exótico e o exagerado

A semana também ficou marcada por outras estreias, digamos, mais esdrúxulas. A GM do Brasil surpreendeu ao anunciar o lançamento da linha 2014 (mais uma...) do veteraníssimo Classic, o sedã baseado no Corsa de 1992. A marca não se cansa do pequeno três volumes, que ainda é sucesso de vendas apesar de se tratar de um projeto antiquado e obsoleto.

Do outro lado do mundo a Lamborghini apresentou o superesportivo com o singelo nome “Egoista”, um carro comemorativo aos 50 anos da marca italiana. Entre as peculiaridades do modelo estão o motor V10 de 600 cavalos de potência, a carroceria com desenho que repele ondas de radar e o habitáculo que mais se parece com o cockpit de um avião de combate. Apenas uma única unidade do modelo será fabricada, por isso esse nome.

Por fim, outro veículo de destaque foi a picape Volkswagen Amarok XXL, uma versão com distância entre-eixos aumentada em 33 centímetros, o que aumentou a comprimento da caçamba para 2,21 m e a medida total do veículo para 5,90 metros. Grande, não? Essa versão, apesar de ser fabricada na Argentina, por enquanto será oferecida apenas na Alemanha.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise