GMC Hummer: depois de picape de 1.000 cv, SUV terá até 842 cv
Após apresentar sua primeira caminhonete 100% elétrica, marca anuncia utilitário esportivo movido por baterias
Em outubro do ano passado, a GMC, divisão de veículos comerciais da General Motors, surpreendeu o mundo ao revelar o retorno do nome Hummer como uma picape elétrica de mais de 1.000 cv e 1.500 kgfm de torque. Agora, a montadora revelou seus planos para voltar a oferecer o modelo em sua carroceria original de SUV.
As vendas do novo GMC Hummer SUV devem ter início no começo de 2023 e a marca comercializará primeiro a série especial de lançamento Edition 1, que custará US$ 105.595 (R$ 599 mil). A versão contará com o opcional Extreme Off-Road Package que, por US$ 5 mil extras, acrescenta rodas de 18 polegadas com pneus de perfil agressivo, estribos laterais, proteção para o assoalho e bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro.
No caso do Hummer EV SUV Edition 1, o modelo da GMC traz três motores elétricos totalizando nada menos 842 cv de potência e 1.590 kgfm de torque. A marca ainda não detalhou a capacidade das baterias, mas afirma que a novidade tem uma autonomia declarada de mais de 300 milhas (482 km). Ainda de acordo com a montadora, o modelo consegue acelerar de 0 a 96 km/h (0 a 60 mi/h) em 3,5 segundos.
Visualmente, o Hummer EV SUV lembra muito os antigos Hummer H2 e H3, incorporando algumas das soluções visuais da picape, como a grade com faróis afilados. O interior é baseado na caminhonete também, trazendo painéis de teto removíveis, ampla central multimídia, volante de três raios e sistema de condução autônoma “Super Cruise”. A GMC ainda não comentou se o SUV terá uma configuração de mais de 1.000 cv como a picape.
Na sequência de lançamentos, o próximo a chegar é o Hummer EV 3X SUV alguns meses depois. Ele traz o mesmo conjunto motriz do Edition 1, com números idênticos de autonomia e performance. Porém, será um pouco mais barato: US$ 99.995 (R$ 565,3 mil). Junto a ele chegará a versão mais acessível Hummer EV 2X SUV, custando US$ 89.995 (R$ 508,7 mil).
Nesse caso, a configuração mais barata conta com apenas dois motores e um desempenho mais “modesto”. São 634 cv de potência e 1.023 kgfm de torque. Sua autonomia é a mesma: 482 km. Por último, com previsão de chegar apenas no segundo trimestre de 2024, a versão de entrada Hummer EV 2 SUV tem o mesmo conjunto da EV 2X SUV, mas com um conjunto de baterias de 16 módulos ao invés dos 20 módulos encontrados nas demais configurações. Assim, sua autonomia cai para 420 km. O preço parte de US$ 79.995 (R$ 452,2 mil).