GM, VW e Honda preparam crossovers para encarar Pulse e Kardian
Menores que SUVs compactos e maiores que os hatches, vêm aí os novos crossovers, alguns deles híbridos flex
As fabricantes vão se adaptando às mudanças do mercado e preparam novidades de acordo com o que tem mais potencial de vendas. Dentro desse contexto, surgem os crossovers compactos, menores que os SUVs e maiores que os hatches, modelos que vão começar a ser lançados nos próximos anos para brigar com Renault Kardian, Fiat Pulse e companhia.
VEJA TAMBÉM:
- Novo SUV da VW, que fará as vezes do Gol, é flagrado com camuflagem
- Projeções antecipam como deverá ficar novo SUV da GM abaixo do Tracker
Um deles é o Honda WR-V da nova geração, que vai começar a ser fabricado em Itirapina (SP), a partir do segundo semestre de 2025. Serão investidos R$ 4,2 bilhões no Brasil entre 2024 e 2030 e a fabricante diz que vai adotar a tecnologia híbrida flex no mercado brasileiro e vai aumentar a produção.
O novo Honda WR-V tem 4,31 metros por 1,79 m de largura. Apenas como comparação, o Fiat Pulse nacional tem 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura. A altura em relação ao solo também está maior e alcança 220 mm, outro recurso da Honda para enfatizar o caráter mais imponente do novo WR-V.
Novos crossovers híbridos flex estão por vir
No caso do Renault Kardian são 4,12 metros de comprimento por 1,75 metros de largura e porta-malas de 358 litros. Mas o Honda não será o único novo rival de Pulse e Kardian. A Volkswagen também prepara seu crossover, abaixo do T-Cross e acima do Polo. Ainda não tem nome, mas sabe-se que será fabricado em Taubaté, entre outros detalhes.
Um deles é que o novo modelo da Volkswagen será fabricado sobre a plataforma MQB-A00 e poderá ser híbrido leve e flex. Faz parte dos 16 modelos que amarca vai lançar até 2028 com investimento de R$ 9 bilhões em quatro anos, a partir de 2025.
O mais provável é que o nome Gol não seja mais usado. O carro terá em torno de 4,10 de comprimento e chegará numa faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Além disso, espera-se que venha com tração dianteira e deverá chegar ao mercado brasileiro até o final de 2025.
A GM também prepara seu crossover abaixo do Tracker e acima do Onix. O modelo estará entre as novidades que virão a partir do investimento de R$ 7 bilhões entre 2024 e 2028. Conforme apurou o site Autos Segredos, o carro deverá ser fabricado em Gravataí (RS), já que será derivado do Onix, que também receberá novidades em breve, assim como a versão sedã. Ainda conforme a publicação, o novo modelo pode chegar entre 2026 e 2027.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter