GM surpreende e quase termina em 1º lugar
Vendas em janeiro caíram mais de 27% e a montadora aproveitou para começar o ano na cola da Fiat
Janeiro nunca é um mês para ser tomado como referência para o resto do ano: muitas marcas ainda estão de ressaca da corrida para terminar bem 2009, há férias coletivas, menos clientes comprando carros e até ajustes nas linhas de montagem. Por isso, o bom resultado da Chevrolet, que quase vendeu tanto quanto a Fiat, tem de ser visto com reservas, embora essa arrancada inicial acabe dificultado a vida de seus rivais.
A montadora americana terminou o 1º mês do ano com pouco mais de 44 mil unidades vendidas, cerca de 1 200 unidades a menos que a Fiat. A Volkswagen, que em 2009 foi a vice-líder com sobras, começou 2010 um pouco atrás, com 39 mil emplacamentos.
O mercado em geral caiu 27% em relação a dezembro, mas está melhor que há um ano. No pelotão intermediário, a Renault voltou a ser a 5ª colocada, deixando a Honda para trás. A Hyundai galgou postos e inicia o ano em 7º lugar, à frente das francesas e até da Toyota, a 8ª.
A Kia também começou positivamente 2010, superando Nissan e Mitsubishi. Entre as marcas Premium, a BMW continua como líder, com 398 unidades vendidas contra 369 da Mercedes-Benz (descontados aqui as vendas da van Sprinter).