GM revela futuros motores elétricos: combinados, eles superam 1.000 cv
Propulsores integram a arquitetura Ultium para veículos elétricos do conglomerado
Como a GM já estabeleceu que a partir de 2035 todos os lançamentos do conglomerado serão apenas de veículos com propulsão limpa, política que terá alcance global, portanto abrangendo todos os mercados onde a empresa atua, é interessante acompanharmos de perto as tecnologias que a companhia está desenvolvendo para seus próximos veículos.
Um fato interessante ocorrido nesta semana foi a apresentação do leque de propulsores elétricos Ultium Drive, que integram a arquitetura mais avançada do grupo para seus modelos não poluentes.
O propulsor “padrão” dentro da nova plataforma será uma unidade capaz de entregar até 245 cv e projetado para ser instalado na parte dianteira do veículo.
Logo acima estará uma unidade de 347 cv, a qual pode ser aplicada tanto no eixo traseiro como entre as rodas dianteiras.
A GM também anunciou um terceiro propulsor, capaz de entregar 84 cv, caracterizado como “motor auxiliar de tração nas quatro rodas”.
Junção de motores
O que é interessante na nova solução da GM é que os propulsores Ultium Drive poderão ser combinados de acordo com a proposta do veículo e nível de desempenho ou capacidade de carga/reboque que cada marca do grupo julgar a melhor solução para seus novos modelos.
Se performance elevada não fizer parte do escopo de determinado carro, ele poderá combinar o propulsor dianteiro de 245 cv com a unidade de 84 cv instalada no eixo traseiro para contar com tração integral, por exemplo.
Indo além, produtos mais extremos, como é o caso do GMC Hummer EV, poderão combinar os três motores para entregar uma potência máxima estimada de 1.014 cv, dependo de alguns ajustes de calibração.
De olho nos ganhos em escala com a solução, a GM pontua que os motores Ultium Drive foram concebidos com alto grau de intercambialidade de estratégias de fabricação e peças, reduzindo a complexidade de produção e custos.
Outro ganho importante foi a diminuição em torno de 50% no tamanho e peso de cada um dos motores em relação a outros componentes similares.