GM revela a nova geração do Astra
Distante do Brasil, novo Astra deve ser oferecido no mercado europeu a partir do final deste ano
Distante do mercado brasileiro, o Opel Astra acaba de estrear uma nova geração na Europa. O hatch médio, que deve aparecer em público pela primeira vez durante o Salão de Frankfurt, em setembro, melhorou em praticamente todos os aspectos, com direito a medidas menores na parte externa, novos materiais para redução de peso e tecnologias diferenciadas para o segmento, sendo que uma delas deve ser oferecida no novo Cruze por aqui.
O Astra 2016 não apela tanto para esportividade no visual como a geração oferecida atualmente, mas mesmo assim não decepciona. O visual do modelo é marcado pelos novos faróis IntelliLux LED, uma nova tecnologia que promete detectar objetos cerca de 30 a 40 metros antes do que faróis halógenos ou xênon convencionais em uma condução a 80 km/h.
Há ainda como destaque as janelas que formam um conjunto com o vidro traseiro e as lanternas com desenho afilado. Por dentro, o hatch segue o estilo dos últimos lançamentos da Opel e oferece o novo sistema multimídia IntelliLink, compatível com o Android Auto, do Google, e o CarPlay, da Apple, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, suporte a 4G LTE, WiFi hotspot e o sistema OnStar de conectividade pessoal e serviço de assistente da fabricante, que deve estar presente no sedã da Chevrolet por aqui.
O Opel Astra está 50 milímetros mais curto que seu antecessor, com 4.370 mm de comprimento, 26 mm mais baixo (1.460 mm) e entre-eixos 20 mm mais curto. Apesar disso, a marca garante que o modelo está mais espaçoso, graças ao novo desenho dos bancos, com 35 mm a mais no espaço para as pernas.
Os engenheiros da Opel foram capazes de reduzir o peso do Astra em até 200 quilos, graças a uma “arquitetura completamente nova”. A carroceria está 20% mais leve que antes, agora com 280 kg, enquanto o chassi perdeu 50 kg, graças ao chassi mais compacto, aços de baixo peso de alta resistência e de ultra-alta resistência.
O Astra será oferecido com o motor 1.6 CDTI a diesel de 95 cv, 1.0 Ecotec Turbo a gasolina de três cilindros com 105 e o inédito 1.4 Ecotec Turbo de quatro cilindros, todo em alumínio, que rende 145 cv e 25,5 kgfm.
A lista de equipamentos inclui ainda banco do motorista com 18 ajustes, aquecimento, ventilação e função massagem, além de controle de cruzeiro com limitador de velocidade, assistente de estacionamento, câmera no retrovisor interno, alertas de colisão, mudança de faixa e pontos cegos, entre outros.
Sucesso no Brasil
O Astra desembarcou no Brasil em meados dos anos 90 na primeira geração, que substituiu o Kadett. Em 1999, a Chevrolet iniciou a produção da 2ª geração pouco tempo depois da Europa e o modelo teve sucesso imediato. Mas o aumento do custo dos veículos desenhados na Europa (e que eram a base da GM brasileira) acabou fazendo com que o modelo permanecesse quase o mesmo até o fim da produção, em 2011. Curiosamente, nosso mercado teve também a 3ª geração que nada mais era do que o Vectra e Vectra GT, mas com adaptações na plataforma para custar menos. A partir da 4ª geração, lançada em 2009, o Astra deu adeus ao nosso país, abrindo espaço para a chegada do Cruze, que compartilha peças com ele, mas tem construção mais barata. O mesmo ocorrerá agora com a 5ª geração.