''Airbag cobertor'': GM registra patente inusitada para carros autônomos
Diferentemente dos sistemas atuais, airbag inédito ficaria no próprio banco e envolveria todo o corpo dos ocupantes
Carros completamente autônomos ainda devem demorar um pouco para se tornarem a maioria nas ruas, mas já existem movimentos na indústria que vão em direção a estes modelos. O mais recente indício vem da General Motors (GM), que solicitou um pedido de patente nos Estados Unidos para um airbag nada convencional.
Registrado em 18 de janeiro deste ano, o sistema foi pensando para bancos reclináveis projetados para carros autônomos, que permitem que os passageiros possam até dormir durante seus deslocamentos. Batizado de “blanket airbag” (ou "airbag cobertor", em uma tradução livre), a novidade fará parte da estrutura dos assentos dianteiros.
A parte principal do sistema estaria no topo, próximo ao apoio de cabeça. Em caso de colisão, o airbag desceria e cobriria boa parte do corpo do ocupante. Além disso, o cinto de segurança teria um sistema eletrônico que ajudaria a manter a pessoa presa ao banco.
Por conta dessas características, o sistema não teria como funcionar em um automóvel convencional, já que quase não existem modelos com bancos que reclinem dessa forma. E o próprio funcionamento do sistema não seria compatível com os modelos sem direção autônoma, já que o airbag cobriria o condutor e eliminaria qualquer chance de reação por parte do motorista.
Já em um carro autônomo o sistema até faz sentido, pois os airbags atuais surtem pouco efeito se o passageiro estiver muito reclinado no assento. Afinal, as bolsas infláveis ficam instaladas no painel, volante, colunas ou nas laterais dos bancos. Dessa forma, em caso de um impacto com o banco totalmente rebatido, elas não conseguiriam cumprir sua função.