GM pode vencer BYD e GWM na guerra dos elétricos. Veja como

SUV elétrico Spark EUV será lançado na América do Sul em 2025, de olho nos rivais chineses
Chevrolet Spark EUV

Chevrolet Spark EUV | Imagem: Divulgação

A GM confirma que vai trazer o SUV elétrico Spark EUV para a América do Sul em 2025, com o objetivo de concorrer com modelos chineses, principalmente da BYD e GWM.  Mas será que o pequeno utilitário esportivo com o logo da Chevrolet vai ser capaz de vencer os rivais, com volumes de vendas maiores?

VEJA TAMBÉM:

Não será uma tarefa fácil, uma vez que os modelos elétricos da BYD e GWM já conseguiram uma certa consolidação no segmento, com boa relação entre custo e benefício, o que inclui valores competitivos, além de alto nível de equipamentos e eficiência energética. Porém, existem 5 pontos que serão fundamentais para que a GM tenta chance se superar os rivais.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

1 – Preços

Para poder disputar por um lugar de destaque no ranking dos carros elétricos mais vendidos com o Chevrolet Spark EUV a GM vai ter que chegar a um preço competitivo. O carro é o Bajun Yep Plus, que parte de US$ 12.900 na China (equivalente a R$ 73.744 em uma conversão simples).

O valor do Chevrolet Spark EUV no Brasil ainda é uma incógnita, mas terá que ser parecido com os dos três modelos mais vendidos do segmento de elétricos em 2024, conforme dados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos): BYD Dolphin Mini de 5 lugares (parte de R$ 122.800), BYD Dolphin (R$ 159.800 o mais em conta) e GWM Ora03 (a partir de R$ 159 mil).

2 - Porta-malas e espaço

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV tem 385 litros no porta-malas, o que é um pouco mais que nos três elétricos mais vendidos
Imagem: Divulgação

Uma das vantagens do Chevrolet Spark EUV diante dos três carros elétricos mais vendidos é a capacidade do porta-malas. O modelo da GM pode levar 385 litros de bagagem, tomando como base os dados da fabricante em outros países em que o carro é vendido. É mais do que os 250 litros do BYD Dolphin, dos 228 litros do GMW Ora 03 e dos 230 litros do BYD Dolphin Mini.

Se o porta-malas é maior no modelo da GM, o mesmo não se pode dizer do espaço interno. O carro tem 4 metros de comprimento por 2,56 metros de entre-eixos, números bem parecidos com os dos rivais: 4,13 m e 2,70 do Dolphin, 4,24 e 2,65 m do Ora 03 e 3,78 m e 2,50 m do Dolphin Mini, respectivamente.

3 –Autonomia

O Spark EUV deverá ter o mesmo trem de força  do Baojun Yep Plus de especificação chinesa, que apresenta um motor elétrico montado na traseira que fornece 101 cv e uma bateria de 41,9 kWh. Esta configuração oferece respeitáveis ​​401 km de alcance no ciclo CLTC da China, ainda sem a correção do Inmetro.

Se formos dar uma olhada na autonomia dos concorrentes, temos 291 km do BYD Dolphin, 232 km do GMW Ora 03 e 280 km do BYD Dolphin Mini. Portanto, com a correção do Inmetro, que fica em torno de 30%, pode ser que o elétrico da GM fique com alcance bem próximo ou até inferior ao dos principais rivais

4 – Robustez

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV tem vão livre do solo de 15 cm, um pouco mais que os rivais da BYD e GMW
Imagem: Divulgação

Para enfrentar as ruas brasileiras, cheias de valetas, lombadas, buracos, piso irregular, o ideal é que o carro tenha não apenas uma suspensão reforçada e bem calibrada, como pneus borrachudos e um bom vão livre do solo, que é de 15 cm no Spark EUV.

É um pouco mais que os 12 cm do Dolphin, 13,5 cm do Ora 03 e dos 11 cm do Dolphin Mini. Mas é tudo muito próximo. Os ângulos de entrada e saída também contam para tornar o carro mais prático e valente para enfrentar o dia a dia.

5- Pós vendas

Caso a GM utilize toda a sua experiência de 100 anos no Brasil e pelo menos a maioria das cerca de 600 concessionárias que tem no Brasil atualmente terá uma boa vantagem na comparação com as da BYD (em torno de 100) e da GWM (ao redor de 70).

A disponibilidade de peças e profissionais bem treinados também serão dois ouros fatores que vão contar bastante na hora do cliente decidir qual carro elétrico comprar. Vamos aguardar o lançamento do Spark EUV em 2025 para ver o que acontece.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV terá quye vir bem equipado e contar um um pós-vendas mais eficiente que das rivais BYD e GWM
Imagem: Divulgação

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana