GM mantém produção do Onix paralisada depois das fortes chuvas no RS
Fábrica em Gravataí (RS) estava em recesso programado com retorno para dia 7, mas continuará parada até dia 10
A fábrica da GM em Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, nas versões hatch e sedã, estava em recesso programado para ajustes na cadeia de suprimentos entre os dias 2 e 6 de maio, com retorno previsto para esta tercça-feira (7). Mas isso não vai acontecer por causa das fortes chuvas que acabaram deixando várias cidades no Rio Grande do Sul em situação de calamidade. Em comunicado, a fabricante diz que concedeu days off nos dias 8, 9 e 10 de maio na fábrica como medida para priorizar a segurança dos seus empregados.
VEJA TAMBÉM:
- Chevrolet Onix 2025 chega às lojas antes de reestilização; confira preços
- Projeções antecipam como deverá ficar o Onix Plus com mudanças da linha 2026
Consultada pela reportagem de Autoo, a assessoria de imprensa da GM no Brasil disse que exatamente o local onde fica a fábrica em Gravataí (RS) não foi afetado por grandes enchentes, mas que a fabricante está avaliando dia a dia as circunstâncias e várias ações estão sendo tomadas. A empresa também tem trabalhado em conjunto com o Instituto GM e voluntários para apoiar empregados atingidos e a comunidade com doações em dinheiro, alimentos e roupas, além do empréstimo de veículos para operações de resgate.
Enquanto permanecem sem trabalhar, os empregados da linha de produção em Gravataí (RS) acabaram de fechar um acordo com a fabricante que valiou as propostas negociadas desde janeiro , que envolve pagamento de abono, participação nos lucros, reajuste de piso salarial pela inflação e pagamento de banco de horas.
Fábrica terá investimentos, mas funciona abaixo da capacidade
Apesar disso, e dos R$ 7 bilhões em investimentos que a GM anunciou no Brasil, em janeiro, montante que deverá ser gasto até 2028, o ritmo de produção em Gravataí (RS) está bem abaixo da capacidade instalada, que é de 380 mil unidades/ano.
Sobre os investimentos, na época em que foi anunciado, a GM disse apenas que irá usar os recursos "na renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios. As fábricas também receberão evoluções que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis".
Sabe-se que o Onix irá passar por mudanças no primeiro semestre do ano que vem para continuar competitivo, já que está desde 2019 sem novidades significativas. No primeiro quadrimestre de 2024, a versão hatch do compacto está em segundo lugar no ranking de vendas, com 26.853 unidades, seguido de perto pelo Fiat Argo (26.652) e pelo Hyundai HB20 (26.247), conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
.