Sucesso no Brasil, GM desiste de lançar o Chevrolet Onix Plus no Oriente Médio

Entenda os motivos que levaram a gigante norte-americana a rever seus planos para o sedã compacto
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

Uma decisão de certa forma inesperada afetou os planos do Chevrolet Onix Plus em sua estreia programa para os mercados do Oriente Médio.

De forma repentina, a GM anunciou nesta semana que vai cancelar os planos de lançar o modelo na região, suspendendo todos os processos de treinamento de rede, testes de campo e importação das primeiras unidades. A decisão afetou em cheio os planos da fábrica da Chevrolet em San Luis Potosí, no México, que seria responsável pela exportação do modelo. A unidade, inclusive, já estava com todo o planejamento de produção pronto para ser executado.

Em seu comunicado oficial, a GM detalha que a decisão ocorreu tendo por base a necessidade de “colocar foco em futuros investimentos nos segmentos de elevada demanda”, acrescentando também que a escolha de suspender a oferta do Onix três volumes no Oriente Médio foi tomada após ouvir feedbacks dos potenciais consumidores do modelo na região.

Nos bastidores, é apontado também que os impactos negativos da pandemia da Covid-19 no caixa da subsidiária local foi um dos motivos que levou ao cancelamento da estreia do Onix Plus no Oriente Médio. Além disso, o segmento de sedãs compactos por lá está se tornando cada vez menor em termos de participação de mercado e os modelos não permitem margens de lucro muito generosas para as marcas por conta do preço mais competitivo.

Logo, a tendência é que a GM dedique mais atenção para sua linha de SUVs, como o Chevrolet Captiva, e picapes full-size. As marcas Cadillac e GMC, de apelo premium e com veículos mais caros, também devem ocupar postos centrais da nova estratégia do conglomerado no Oriente Médio.

Apesar da demanda cada vez maior por SUVs, o Onix Plus conquistou uma posição de destaque no mercado brasileiro. Muito bem aceito, assim como o irmão hatchback, o três volumes fechou 2020 como o terceiro automóvel mais vendido do país, por pouco não formando uma dobradinha com o Onix.

De qualquer forma, a decisão da GM envolvendo o Oriente Médio deixa explícito o fato de que, para uma grande montadora, só é interessante permanecer nos segmentos de hatches e sedãs compactos se os volumes de venda alcançarem números robustos, caso contrário a pequena margem de retorno não justifica a presença nessas categorias.

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa