GM corta em 43% as emissões de poluentes de seus carros no Brasil
Novas regras forçam fabricantes a otimizar seus automóveis no país
A partir de janeiro de 2022 começa valer a nova fase (L7) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), estimulando a comercialização de automóveis mais eficientes, econômicos e menos poluentes aqui no Brasil.
A GM divulgou nesta terça-feira (30) um resumo de suas iniciativas para atender ao novo regramento federal, que vai resultar em uma redução média de 43% nas emissões de gases tóxicos por seus modelos.
Segundo a fabricante, para atender a nova fase L7 do Proconve, “a empresa investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto até na atualização da linha de montagem, já que há mudanças importantes em sistemas de veículos, como o de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível”, destaca a GM.
“Outra alteração está na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio. Modelos da linha Chevrolet estão adotando inclusive tecnologias que serão requeridas apenas em fases futuras do programa, como o sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento”, acrescenta a GM em comunicado.
Motores diesel
Já para os motores a diesel, como é o caso da Chevrolet S10 e do Chevrolet Trailblazer, foram desenvolvidas uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados, responsáveis por gerar a fumaça escura que sai pelo escapamento. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país, relata a fabricante.
“Além de aplicarmos todo conhecimento e recursos disponíveis para reduzir drasticamente as emissões, aproveitamos a fase L7 para refinar a qualidade de dirigibilidade dos veículos Chevrolet ofertados no mercado brasileiro. É um ganho duplo para o cliente”, detalha Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Entenda o Proconve L7
O Proconve L7 usa como referência a legislação da Califórnia (EUA) e muda tanto parâmetros, bem como a classificação dos veículos e impõe limites mais rigorosos para automóveis e comerciais leves zero-quilômetro no Brasil. A nova fase passa a somar as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) com a emissões de hidrocarbonetos, agora calculada com base na sua reatividade para formação de ozônio (NMOG) considerando os aldeídos e o etanol.
Além disso, acrescenta a GM, os veículos serão submetidos a novos testes em condições reais de trânsito para provar que atendem os limites de emissões fora do laboratório e do ciclo de ensaio. Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160 mil quilômetros ou 10 anos, o dobro da especificação atual, garantindo a performance ambiental neste período. Segundo a fabricante, a partir de 1° de janeiro de 2022 todos os veículos da marca Chevrolet produzidos para o mercado brasileiro estarão em conformidade com o L7.
“A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão”, pontua Chamorro.