GM cogita marca própria apenas para elétricos

Buscando maior facilidade para aquisição de crédito, empresa pensa em criação de nova divisão para esse tipo de veículo
GM busca formas de aprimorar sua rentabilidade no universo de carros elétricos

GM busca formas de aprimorar sua rentabilidade no universo de carros elétricos | Imagem: Divulgação

A General Motors está promovendo uma ofensiva de eletrificação de seus modelos. Praticamente todos os veículos de suas marcas já possuem alguma versão elétrica ou eletrificada. Além disso, a GM deverá reviver ainda em 2020 a marca Hummer como uma dupla de SUV e picape movida a eletricidade que deve ser apresentada em breve.

No entanto, a General Motors pode estar pensando além quando o assunto são os veículos elétricos. De acordo com o Automotive News, que cita fontes ligadas à empresa, a GM tem mais dificuldade para conseguir linhas de crédito para viabilizar o desenvolvimento de modelos eletrificados do que empresas mais novas e dedicadas a tal segmento, como a Tesla e a Rivian. Empresas tradicionais estariam enfrentando dificuldades similares.

Para driblar tais obstáculos, a GM estaria cogitando desde 2018 a criação de uma empresa nova e relativamente separada das operações tradicionais do grupo, que seria dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e comercialização de veículos elétricos. Em conferência recente com investidores, a CEO da General Motors, Mary Barra, informou que “estamos olhando e avaliando qualquer coisa que pode fomentar o crescimento de valor para nossos acionistas. Nada é dado como carta fora do baralho”.

Apenas em 2020, dois fenômenos teriam ligado sinais de alerta nas montadoras tradicionais. Mesmo não tendo os melhores resultados em vendas, a Tesla Motors já é avaliada no mercado com um valor maior que a General Motors como um todo. Além disso, a norte-americana Nikola, outra nova fabricante de elétricos que não venderá nenhum veículo antes do ano que vem, também já está valendo mais no mercado do que a Ford.

Acima a nova plataforma para modelos elétricos da GM e o inédito sistema de bateria Ultium: autonomia estimada superior a 660 quilômetros
Nova plataforma para modelos elétricos da GM e a inédita bateria Ultium: autonomia estimada superior a 660 quilômetros
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva