GM cogita marca própria apenas para elétricos
Buscando maior facilidade para aquisição de crédito, empresa pensa em criação de nova divisão para esse tipo de veículo
A General Motors está promovendo uma ofensiva de eletrificação de seus modelos. Praticamente todos os veículos de suas marcas já possuem alguma versão elétrica ou eletrificada. Além disso, a GM deverá reviver ainda em 2020 a marca Hummer como uma dupla de SUV e picape movida a eletricidade que deve ser apresentada em breve.
No entanto, a General Motors pode estar pensando além quando o assunto são os veículos elétricos. De acordo com o Automotive News, que cita fontes ligadas à empresa, a GM tem mais dificuldade para conseguir linhas de crédito para viabilizar o desenvolvimento de modelos eletrificados do que empresas mais novas e dedicadas a tal segmento, como a Tesla e a Rivian. Empresas tradicionais estariam enfrentando dificuldades similares.
Para driblar tais obstáculos, a GM estaria cogitando desde 2018 a criação de uma empresa nova e relativamente separada das operações tradicionais do grupo, que seria dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e comercialização de veículos elétricos. Em conferência recente com investidores, a CEO da General Motors, Mary Barra, informou que “estamos olhando e avaliando qualquer coisa que pode fomentar o crescimento de valor para nossos acionistas. Nada é dado como carta fora do baralho”.
Apenas em 2020, dois fenômenos teriam ligado sinais de alerta nas montadoras tradicionais. Mesmo não tendo os melhores resultados em vendas, a Tesla Motors já é avaliada no mercado com um valor maior que a General Motors como um todo. Além disso, a norte-americana Nikola, outra nova fabricante de elétricos que não venderá nenhum veículo antes do ano que vem, também já está valendo mais no mercado do que a Ford.