GM celebra produção de 500 milhões de veículos na história
Empresa premiou um casal de brasileiros com um novo Chevrolet Cruze
Fundada em 1908, a General Motors está comemorando nesta semana a marca de 500 milhões de veículos produzidos em todo o mundo com as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Como forma de agradecimento aos clientes, a empresa norte-americana realizou uma celebração simultânea em vários mercados com a mensagem “500 milhões de obrigado”.
No Brasil, a GM analisou histórias de clientes da América do Sul com uma grande afinidade com a marca, tendo como prêmio um Chevrolet Cruze. Foi premiado o casal Amandio Palhares e Joselle Pinheiro, que usaram uma Chevrolet S10 em uma viagem de 65 mil quilômetros (ida e volta) de Goiânia até o Alasca, algo que durou nove meses e foi suficiente para percorrer 16 países.
Os dois usaram a caçamba da picape como um camper, com direito a uma área interna de cerca de 6,5 metros quadrados com camas, banheiro com sanitário, chuveiro com água aquecida, além de cozinha com fogão e geladeira.
Já nos Estados Unidos, mais precisamente em Kansas, a CEO da companhia, Marry Barra, revelou metas. “Em 2015, esperamos vender mais de 1.000 novos veículos por hora, 24 horas por dia. São aproximadamente 10 milhões de veículos, o maior volume de nossa história. Eu analiso este número como 10 milhões de oportunidades de provar que tipo de empresa nós somos e de dizer muito obrigada”, disse.
Além disso, a executiva destacou algumas inovações inauguradas pela companhia, como o motor de partida (1912), a suspensão independente (1934), o câmbio totalmente automático (1940), o turbocharged (1962), o airbag (1974) e o carro elétrico de autonomia estendida (2011).
No Brasil, o veículo mais produzido por família pela GM foi o Corsa, com 3 milhões de unidades, seguido pelo Celta, com 1,8 milhão, e o Chevette, com 1,4 milhão.
Quando comparada às rivais, a General Motors está bastante à frente em matéria de volume, apesar de contar com um número bastante extenso de marcas em sua gama. A Volkswagen anunciou no ano passado a marca de 200 milhões de carros produzidos. Já a Ford divulgou em 2012 a produção de 350 milhões de unidades, mesmo ano em que a Toyota comemorou a produção de seu carro número 200 milhões.