Genesis, marca de luxo da Hyundai, detalha seu primeiro SUV
Divisão da empresa já tem sedãs de luxo sendo oferecidos em mercados internacionais, mas este é o primeiro utilitário esportivo
Apesar de a Hyundai do Brasil ter modelos concorrendo nos segmentos mais premium, lá fora, a empresa optou por criar uma nova marca para brigar com modelos de luxo. Assim foi criada a Genesis, que já opera no mercados internacionais com opções de sedãs que concorrem com marcas como Mercedes-Benz e BMW, por exemplo. Agora, a Genesis deus primeiros detalhes e imagens do GV80, inédito utilitário esportivo de luxo.
Pensado como competidor para modelos como BMW X5, Mercedes-Benz GLE e Audi Q7, o Genesis GV80 pega inspiração visual no conceito de mesmo nome apresentado durante o Salão do Automóvel de Nova York (EUA) em 2017, trazendo uma silhueta combinando linhas mais atléticas, mas sem perder em sofisticação. Fica o destaque para a grande grade frontal, elemento semelhante ao usado no sedã Genesis G90.
Por dentro, a Genesis optou por uma cabine mais limpa e horizontal, sendo minimalista nos detalhes. Há poucos botões físicos, indicando que a maioria dos comandos estará alocada em menus da central multimídia com tela de toque. Há também o característico volante de dois raios da Genesis, assim como saídas de ar bem afiladas. Nas imagens divulgadas, o GV80 estava equipado com painel de instrumentos digital. Especula-se que esse equipamento deverá ficar reservado apenas às configurações mais caras.
A plataforma do GV80 é a mesma dos sedãs grandes da Genesis, pensada para ter tração traseira primariamente, mas com opção por tração integral. Ainda não foram confirmadas as opções de motorização, valores ou data oficial para a apresentação do primeiro SUV da marca.
No entanto, a imprensa sul-coreana especula que o GV80 será lançado com um motor 3.0 V6 turbodiesel 278 cv de potência acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. Motores a gasolina também estariam planejados para chegar posteriormente, sendo eles um 2.5 turbo de quatro cilindros com 304 cv e um 3.5 V6 turbo de 380 cv.
Passagem curta
Ainda quando era apenas um sedã de luxo, o Genesis chegou a ser importado para o Brasil, assim como seu irmão maior, o Eqous. Porém, o número de emplacamentos foi bem pequeno e a CAOA, representante da marca, acabou não dando sequência às vendas mesmo quando a Hyundai criou a marca própria. Quem sabe, agora que passará a atuar no segmento mais concorrido do mercado, a Genesis não acabe ressurgindo por aqui.