Gasolina com 30% de etanol já é testada; veja como isso afeta seu carro

Aumento na quantidade vai passar por uma primeira etapa do processo de avaliação
Veículo movido a etanol

Veículo movido a etanol | Imagem: Divulgação

O IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) foi selecionado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) para começar os estudos de viabilidade técnica para aumentar para 30% a proporção de etanol na gasolina comercializada no Brasil. A iniciativa integra o programa Combustível do Futuro.

Os testes vão até fevereiro e consideram aspectos como emissões de gases poluentes e impactos técnicos em veículos de diferentes anos e tecnologias. O objetivo do processo é garantir que a mudança na composição da gasolina não afete a funcionalidade e a dirigibilidade dos automóveis

Segundo o Instituto Mauá, os resultados preliminares serão entregues ao MME ainda no primeiro trimestre de 2025 para subsidiar a próxima etapa: o estudo de impacto regulatório.

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No Brasil, oferta de carros flex no mercado começou em 2003 com o VW Gol
Carros flex não devem ter problemas além do aumento no consumo 
Imagem: Divulgação

Gasolina com etanol afeta o carro?

O aumento da composição do etanol na gasolina não deve afetar carros flex, afinal, já estão preparados para isso. O efeito prático será o aumento do consumo quando abastecido com gasolina, já que o etanol tem menor poder de queima e estará em maior quantidade.

Os carros movidos somente a gasolina com injeção eletrônica, podem apresentar falhas e, com o tempo, problemas de corrosão interna por causa da presença de água na composição do combustível verde.

E os antigos carburados?

Veículos antigos com carburador serão os mais afetados. O aumento da quantidade de etanol pode afetar componentes do sistema de combustível, como vedações, mangueiras e outros materiais que podem não ser compatíveis com o etanol, resultando em desgaste acelerado ou vazamentos.

O etanol tem uma maior capacidade de absorver água, o que pode afetar a mistura de combustível no carburador. Além disso, o etanol tem um poder calorífico menor do que a gasolina, o que pode afetar o desempenho do motor.

Volkswagen Fusca 1.300 L
Motores carburados, como o deste Fusca, serão os mais afetados
Imagem: Reprodução/Salvajoli Veículos Antigos

Para funcionar, o carburador precisa estar bem ajustado para proporcionar a mistura correta de ar e combustível. Com mais etanol, a quantidade de combustível necessária para a mistura ideal muda, e o carburador pode precisar ser ajustado para garantir um bom desempenho e evitar falhas de ignição, perda de potência e aumento do consumo.

Vale lembrar que o etanol é mais corrosivo do que a gasolina, e isso pode afetar partes do sistema de combustível, como tanques, linhas de combustível e o próprio carburador, especialmente se o veículo não for utilizado com frequência ou se houver acúmulo de etanol por longos períodos.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023