Futuros modelos 7 lugares: categoria ganhará fôlego a partir de 2023
Confira resumo de algumas novidades esperadas para o segmento, todas com produção nacional
Foi-se o tempo em que modelos como o Chevrolet Zafira ou o Nissan Grand Livina faziam a alegria de famílias mais numerosas que precisavam de um modelo 7 lugares ou consumidores que estavam em busca de um modelo com ampla capacidade para bagagens.
Sucessor do Zafira, o Chevrolet Spin ainda permanece bravamente como a única opção de modelo com até 7 lugares e preços mais convidativos do que encontramos em SUVs de maior porte, como é o caso do CAOA Chery Tiggo 8 e do Jeep Commander.
Porém, a escassez de modelos para este público promete chegar ao fim a partir de 2023, quando novidades interessantes começarão a chegar no mercado oferecendo até três fileiras de assentos sem exagerar no preço.
Citroën
A primeira dessas novidades, com a estreia prevista para 2023, será o irmão de projeto do Citroën C3 dentro do programa C-Cubed.
Já flagrado em desenvolvimento na Índia, a novidade em questão é um SUV 7 lugares que compartilha com o novo C3 a premissa do baixo custo.
Assim como o hatch, o modelo também será produzido em Porto Real (RJ) e deverá ter catálogos com as opções de motores 1.6 16V flex e 1.0 turbo com injeção direta.
Além dos 7 lugares e graças ao maior comprimento da carroceria, o modelo será capaz ainda de oferecer amplo espaço para bagagens no porta-malas, algo interessante para quem deseja um veículo versátil.
Chevrolet
O Chevrolet Spin não vai ignorar os movimentos da concorrência e também receberá novidades para se manter competitivo no segmento.
Ao contrário do que esperávamos, a GM não prepara um salto geracional profundo para o modelo (migrando para uma plataforma mais atual, por exemplo), mas vai realizar um amplo facelift no monovolume.
Segundo informações apuradas pelo site Autos Segredos, as atualizações para o Chevrolet Spin devem ser conhecidas em 2024 e devem contemplar evoluções para o design tanto da dianteira quanto da parte traseira do modelo.
O Spin também poderá se tornar um automóvel mais seguro, ganhando a presença dos 6 airbags.
O motor 1.8 flex aspirado, por sua vez, deverá permanecer sob o capô do modelo. Se já denota ser um propulsor anacrônico em meio aos propulsores turbo bem mais eficientes, o 1.8 flex ainda conta com boa reputação junto aos frotistas e quem utiliza o Spin profissionalmente por conta da robustez e dos baixos custos de manutenção, logo sua permanência sob o capô do modelo é algo fácil de ser compreendida.
Renault
Por fim, avançando para os últimos meses de 2024 ou já no começo de 2025, é provável que a Renault entre no segmento de SUVs 7 lugares nacionalizando o produto derivado do conceito Dacia Bigster.
É provável que o modelo ofereça nível de acabamento e conteúdo de itens de série superiores em relação ao novo Chevrolet Spin e o SUV 7 lugares irmão do C3, porém seu preço final deverá ser mais convidativo em relação ao Commander e Tiggo 8.
A Dacia ainda não apresentou muitos detalhes sobre o Bigster, porém antecipou que o SUV conta com 4,60 m de comprimento e também é baseado sobre a plataforma CMF-B, a qual será nacionalizada a partir do próximo ano.
Catálogos com propulsão eletrificada também estão nos planos para a novidade, os quais também podem ser aproveitados localmente, em especial por conta de novas normas de emissões mais rígidas que passarão a vigorar em 2027.